Como se faz uma matriz?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

1º passo: Escrever os elementos das duas primeiras colunas ao lado da matriz. 2º passo: Multiplicar os elementos das diagonais principais e somá-los. 3º passo: Multiplicar os elementos das diagonais secundárias e trocar o sinal. 4º passo: Juntar os termos e resolver as operações de adição e subtração.

Ordem de uma matriz refere-se ao seu número de linhas e colunas. É apresentada na notação m×n, onde m é o número de linhas e n o de colunas. Lê-se "m por n".

As matrizes de Ordem 2 ou matriz 2x2, são aquelas que apresentam duas linhas e duas colunas. O determinante de uma matriz desse tipo é calculado, primeiro multiplicando os valores constantes nas diagonais, uma principal e outra secundária. A seguir, subtraindo os resultados obtidos dessa multiplicação.

Para fazer o preenchimento de uma matriz, devemos percorrer todos os seus elementos e atribuir-lhes um valor. Isto pode ser feito tanto gerando valores para cada elemento da matriz, como recebendo os valores pelo teclado.

São classificadas em: matriz linha, coluna, nula, quadrada, transposta, oposta, identidade, inversa e iguais.

Determinante de matriz de ordem 3
O determinante de ordem 3 é calculado utilizando a regra de Sarrus, que consiste em quatro passos: Passo 1 – Repetir as duas primeiras colunas ao lado da matriz. Passo 2 – Multiplicar os elementos da diagonal principal e de suas paralelas que contêm três elementos.

Para resolver uma matriz 2x3, por exemplo, você pode usar operações elementares de linha para transformar a matriz em uma matriz triangular.
...
Operações elementares incluem:

  1. trocar duas linhas.
  2. multiplicar uma linha por um número diferente de zero.
  3. multiplicar uma linha e, em seguida, adicionar a uma outra linha.

Como multiplicar matrizes? Para multiplicar duas matrizes devemos seguir uma ordem de operações específicas, onde cada linha da primeira matriz, multiplica todas as colunas da segunda matriz.

Matriz é uma tabela com informações, sejam numéricas ou não, organizadas em linhas e colunas no formato m x n, onde m representa o número de linhas na sua horizontal e n o número de colunas na vertical. A função das matrizes é relacionar dados numéricos com o objetivo de facilitar a solução de problemas.

Nesse caso, o cálculo do determinante se faz em 3 passos:

  1. 1° Passo: Multiplicamos os valores da diagonal principal.
  2. 2° Passo: Multiplicamos os valores da diagonal secundária.
  3. 3° Passo: Subtraímos o produto secundário do produto principal.

Uma matriz de ordem 3 é aquela que possui três linhas e três colunas, ou seja, nove elementos. Para calcular o determinante, temos que utilizar uma técnica especial, conhecida como Regra de Sarrus.

A-1 = I (A matriz multiplicada por sua inversa resultará na matriz identidade In). Multiplica-se cada elemento da primeira linha da primeira matriz por cada coluna da segunda matriz. Por conseguinte, multiplica-se os elementos da segunda linha da primeira matriz pelas colunas da segunda.

A matriz C resultante da multiplicação de duas matrizes A e B terá o número de linhas de A e o número de colunas de B. Nos exemplos acima temos: Para o cálculo do produto deve-se multiplicar ordenadamente os elementos de cada linha de A por cada coluna de B e somando-se os produtos obtidos.

As dimensões de uma matriz determinam, respectivamente, o número de linhas e colunas. Como a matriz A tem 2 linhas e 3 colunas, é chamada de matriz 2 × 3 2\times 3 2×3 .

Continuar lendo Como se ler a matriz?