Como se faz uma frase interrogativa?

Perguntado por: uveiga . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

As frases interrogativas ocorrem quando o emissor faz uma pergunta na mensagem. Podem ser diretas ou indiretas. As interrogativas diretas devem ser sinalizadas com ponto de interrogação, enquanto as interrogativas indiretas levam ponto final.
...
Frases interrogativas

  1. Aceita um café?
  2. Escreveu o discurso?
  3. O prazo terminou?

Existem cinco tipos de frases que são: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas.

Ponto de interrogação (?)
é um sinal de pontuação utilizado em frases interrogativas, isto é, para fazer uma pergunta, um questionamento. Ele deve ser colocado no final da frase.

As sentenças interrogativas são um tipo de frase ou oração cuja principal função é realizar uma pergunta, um pedido de informação ao ouvinte. Por isso, também são chamadas de “perguntas”.

Ele é usado no final de frases declarativas e imperativas. Ele pode ser utilizado, também, em orações interrogativas indiretas. Mas, além dele, existem outros tipos de pontos, como o ponto de interrogação, de exclamação, os dois-pontos e o ponto e vírgula.

é um sinal de pontuação utilizado para exclamar algo. Ele é usado no final de frases exclamativas, que expressam emoção, surpresa, admiração, indignação, raiva, espanto, susto, exaltação, entusiasmo, dentre outros. Exemplos: Ganhamos!

[Gramática] Que pode ser utilizado para realizar uma pergunta: partícula interrogativa. [Gramática] Em que há interrogação: sentença interrogativa.

1. Que interroga ou serve para interrogar. 2. Que denota interrogação.

As frases afirmativas expressam afirmações:

  1. Ontem eu fui ao dentista.
  2. Meu pai gosta daquela cantora.
  3. O vidro da janela está muito sujo.
  4. Claro que eu pedi ajuda.
  5. Eu fui selecionada no processo de seleção da empresa.

A estrutura básica de uma frase é a seguinte: Sujeito + predicado. Exemplo de frases: (a) O João caiu.

Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. Explicações que interrompem a frase são mudanças de pensamento e devem ser separadas. Exemplos: Mário, o moço que traz o pão, não veio hoje.

Uma frase é qualquer enunciado linguístico que possui um sentido completo. Não é preciso ter um verbo para que exista uma frase, mas ela exige uma pausa pontuada. Além disso, mesmo que a frase seja formada apenas por uma ou duas palavras, é necessário que ela tenha um sentido completo.

É correto usar a vírgula após ponto de exclamação? Em geral, não devemos utilizar a vírgula após o ponto de exclamação. Contudo, quando esse sinal de pontuação tiver valor expressivo, para indicar a entonação de uma expressão, é possível o uso da vírgula.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quais são os tipos de frases interrogativas em Português? Há interrogativas globais (ou totais) e interrogativas parciais (ou de instanciação). Há interrogativas directas e interrogativas indirectas (subordinadas). Entre as interrogativas totais podem-se distinguir as interrogativas «tag».

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Perceba que o ponto final foi usado apenas ao fim do enunciado, quando a ideia expressa se encerra. No meio do enunciado, o uso da vírgula serve para indicar uma pausa breve, mas que não encerra o enunciado, desenvolvendo ainda a ideia do enunciado todo.

Diferença entre dois pontos e ponto e vírgula
Assim, o ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos indicam uma pausa mais breve no discurso, utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.

Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim. Exemplos: “Eu te amo, és linda”. Ou: “Eu a amo, você é linda”.

Estou lhe enviando a ficha de inscrição.
Você errou! O correto é: 'Estou-lhe enviando...' ou 'Estou enviando-lhe...'

Essa é uma dúvida comum para quem escreve. No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.