Como se faz uma emulsão?

Perguntado por: dantunes . Última atualização: 18 de julho de 2024
4.9 / 5 2 votos

Fazer emulsão dá trabalho. É preciso bater bem para reduzir ao menor volume possível os líquidos que se quer misturar, mas o mais importante é garantir qual líquido terá a “fase contínua” -- ou seja, qual será o líquido preponderante onde ficarão dispersas as partículas do outro.

Uma emulsão é um sistema heterogêneo, composto de pelo menos um líquido imiscível disperso em outro em forma de gotas. Este líquido que contém as gotas dispersas é chamado de fase contínua ou fase externa e a outra fase é chamada de fase descontínua, fase interna ou fase dispersa.

Tecnicamente, a lecitina pode ser obtida da gema do ovo e de diversas fontes de óleos vegetais. A fonte mais comum é a soja (com percentual de 2% a 3% de lecitina) em virtude de sua disponibilidade e propriedades emulsificantes.

Tabela 1: Tipos de tensoativos e suas características

TipoCarga
AniônicosPossuem carga negativa
CatiônicosPossuem carga positiva
Não-iônicosNão possuem carga ionizável
AnfotéricosA carga depende do pH do meio

A emulsão deve ser distribuída uniformemente com uma calha de aplicação ou com o próprio rodo. Recomendamos sempre utilizar um aplicador que cubra a largura total da tela. Não utilizar um aplicador pequeno para dar várias passado lado a lado, pois irá formar camada sem uniformidade.

Em uma emulsão, uma fase líquida (descontínua ou interna) é estabilizada em outra fase líquida (contínua ou externa) pela ação de um emulsionante. A noção de estabilidade em emulsões é dada por meio do tempo necessário para o início visual de separação de fases e pode levar de alguns minutos a alguns anos.

Dois líquidos imiscíveis, como água e óleo, não se misturam. Isso porque, quimicamente falando, as moléculas de água são polares enquanto as de óleo não, impossibilitando a mistura. Entretanto, se batermos ambos no liquidificador, uma mistura homogênea e instável, isto é, que logo se desfaz, se formará.

Na maioria das emulsões os dois líquidos envolvidos são água e óleo. Ha ainda uma terceira substância que é adicionada com o objetivo de estabilizar a emulsão é o chamados agente emulsificante.

Centrifugação: A centrifugação é um método muito eficiente para quebra de emulsão, porém nem todos os laboratórios possuem este equipamento. Banho Ultrassônico: Insira o solvente/ emulsão em um banho ultrassônico com gelo.

1. Preparação obtida por divisão de um líquido em glóbulos microscópicos no meio de um outro líquido com o qual não é miscível. 2. Falsa solução de um líquido, geralmente oleoso, no seio de outro líquido.

A maionese também é uma emulsão estável apesar de ter óleo em sua constituição e ovo (note que 65,5 % da composição do ovo é água). Isso ocorre por causa dos chamados coloides protetores ou agentes emulsificantes ou tensoativos, que no caso da maionese são as proteínas que se encontram na gema do ovo.

EMULSIFICANTES NATURAIS
Tecnicamente pode ser obtida da gema do ovo e de diversas fontes de óleos vegetais. A fonte mais comum é a soja (com percentual de 2% a 3% de lecitina) em virtude de sua disponibilidade e propriedades emulsificantes. Estima-se que 95% da lecitina seja produzida comercialmente a partir da soja.

Alguns exemplos de emulsões são o leite, margarina, manteiga, cremes e loções hidratantes, medicamentos, protetor solar. A titulo de curiosidade, os produtos chamados oil free (livres de óleo) são emulsões formadas por polímeros emulsificantes.

Os materiais mais eficientes como agentes emulsificantes são os tensoativos, alguns materiais naturais e certos sólidos finamente divididos. Esses materiais formam um filme adsorvido ao redor das gotas dispersas e ajudam a prevenir a floculação e a coalescência.

Continuar lendo Como baleia faz amor?