Como se faz uma Anedota?

Perguntado por: dmata . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A anedota é uma narração breve e, por vezes, jocosa de um acontecimento do cotidiano. Ela apresenta uma série de características, tais como: temática corriqueira, narração curta, presença de duplo sentido e ausência de autoria.

A anedota é uma narração breve e, por vezes, jocosa de um acontecimento do cotidiano. Ela apresenta uma série de características, tais como: temática corriqueira, narração curta, presença de duplo sentido e ausência de autoria.

A repetição de fatos lingüísticos constitui fonte importante de humor. Ela sugere, pela freqüência, a constância de determinada idéia. Mesmo não sendo a causa direta do riso, permite o aparecimento da gradação que, por sua vez, cria o ambiente necessário para que a anedota se concretize.

1. O que causa humor nessa anedota? O fato de o menino avisar as pessoas que elas estão sendo enganadas e, mesmo assim, ele continuar enganando-as.

1 piada, chiste, facécia, graça.

a) Por que há travessão no início de algumas frases da anedota? Porque o travessão indica a fala de uma pessoa.

A maior parte das piadas contêm dois componentes: uma introdução genérica (por exemplo, "Um homem entra num bar...") e um final surpreendente, que entra em choque com o desenvolvimento. O nível de surpresa do final se modifica de acordo com o quanto de ironia se pretende alcançar.

A piada mais velha do mundo remonta a 1900 a.C e sugere que o humor escatológico era tão popular nessa época quanto é hoje. A piada surgiu entre os sumérios, que viveram no que é hoje o sul do Iraque, e diz: "algo que nunca aconteceu desde o começo dos tempos: uma mulher nunca soltou um pum no colo do marido".

Há diferentes tipos de anedotas, sendo que cada uma possui um objetivo ou é indicada para um determinado público. Posto isso, há as anedotas infantis, que tanto possuem o objetivo de provocar o risco na criança, como também, em alguns casos, de passar, sutilmente, algum ensinamento ou lição de moral.

Produção de texto é a capacidade de elaborar, por meio das palavras, concepções e ideias ligadas a um determinado tema ou assunto. Estruturalmente, a produção de texto apresenta começo, meio e fim. Uma boa produção de texto envolve objetivos definidos, bem como o assunto a ser abordado e a modalidade textual escolhida.

Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.

Muitas vezes, o humor é construído a partir de uma visão crítica do mundo e do comportamento humano. Além de ser marcado pela descontração, o humor vale-se do exagero, da hipérbole, do óbvio e do absurdo para provocar o riso ou, ao menos, um sorriso.

Resposta: A graça da tirinha se deve ao fato de o médico ter querido dizer que, de fato, todos os que tinham se alimentado do macarrão com queijo parmesão, mais cedo ou mais tarde, iriam morrer.

Representa uma anedota gráfica, aliando linguagem verbal e não verbal. Geralmente, ele aborda situações universais e atemporais, ou seja, aquelas que podem acontecer em qualquer tempo ou lugar, com vistas a promover uma sátira aos comportamentos humanos.