Como se faz um resumo analítico?

Perguntado por: omelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Resumo informativo ou analítico: é o tipo de resumo que reduz o texto a 1/3 ou 1/4 do original, abolindo-se gráficos, citações, exemplificações abundantes, mantendo-se, porém, as ideias principais. Não são permitidas as opiniões pessoais do autor do resumo.

Como fazer um bom resumo de texto?

  1. Leia atentamente o texto original. ...
  2. Marque as principais ideias do texto. ...
  3. Sublinhe as palavras-chave. ...
  4. Tenha o poder de síntese. ...
  5. Cuidado com a coesão e coerência. ...
  6. Faça uma leitura final. ...
  7. Não se esqueça de citar a fonte.

resumo informativo: informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original. 2. Resumo indicativo: indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc.

Pode ser: Analítico = substantivo acompanhado de um adjetivo que indica pequenez. Por exemplo: casa pequena. Sintético = é acrescido ao substantivo um sufixo indicador de diminuição. Por exemplo: casinha.

A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.

É a parte inicial do texto, em que se expõe o assunto como um todo. Apresenta-se uma descrição da situação ou do contexto referente ao conteúdo em questão. Inclui informações sobre a natureza e importância do trabalho, razões que o levaram à realização do trabalho, suas limitações e, principalmente, seus objetivos.

A pessoa que tem o perfil analítico é curiosa e por isso sempre busca informações, estuda dados de maneira detalhada e analisa bem as questões antes de partir para a ação. Além disso, quem tem esse perfil é atento aos detalhes, organizado, reservado, metódico, assertivo, focado e comedido.

os descritivos-analíticos – em que se procura comparar ou cruzar variáveis ligadas aos processos internos e aos produtos; 3.

Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente então, deste modo, desta maneira,em vista disso, diante disso.

O resumo é um texto que apresenta as ideias de outro texto maior de maneira sintetizada ao seu leitor. Dentre as características do resumo, destacamos as seguintes: poder de síntese, impessoalidade, uso da linguagem concisa e objetiva, predominância da descrição.

Seu resumo deve começar com uma introdução ou objetivo que afirme claramente porque a pesquisa foi realizada, sua importância para o campo de estudo e quaisquer obstáculos encontrados anteriormente. Deve incluir uma versão muito concisa dos seus métodos, resultados e conclusões, mas sem referências.

Resumo Indicativo: indica o assunto tratado no documento, informa as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do texto fonte. Resumo Informativo: indica além do tema, os resultados de uma pesquisa, por exemplo.

Extensão do resumos conforme ABNT NBR 6028
de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos; de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; por fim, de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

MÉTODOS ANALÍTICOS

  • 1 - PALAVRAÇÃO. O aprendizado, como diz o nome, começa pelas palavras. ...
  • 2 - SENTENCIAÇÃO. Nesse caso, o aprendizado se inicia por frases inteiras.
  • 3 - GLOBAL. Também conhecido como método de historietas ou contos, apresenta primeiro estruturas de textos com começo, meio e fim.

Uma frase na voz passiva analítica é formada por um verbo auxiliar (normalmente o verbo ser), mais o particípio de um verbo transitivo, seguindo quase sempre a estrutura: sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva. A dança foi coreografada por ela.

Método analítico se divide em três: Palavração: a palavra é apresentada ao aluno acompanhado da imagem, porém é dirigida aos detalhes da palavra como sílabas. Apalavra é composta e decomposta. Sentenciação: visualiza e memoriza as palavras para formar novas palavras.