Como se faz um poema sobre a natureza?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

A natureza é vasta e não tente sumarizar tudo de uma vez só. Foque em um aspecto do seu ambiente. Então, quando se sentir inspirado, escreva, e não edite suas primeiras impressões. Hoje em dia, há poucos lugares no mundo onde as pessoas ainda não visitaram, não importa quão remotos.

As principais características dos poemas. Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.

O ideal é que você consiga rimar com palavras inesperadas e de terminação igual, que façam sentido na frase. Use dicionários de rima: os dicionários de rima podem ser bastante úteis e nos mostrar diversas palavras inesperadas e até mesmo desconhecidas que rimam com o termo que queremos utilizar no poema.

Inclua duas palavras rimadas ou mais no mesmo verso.
Você pode colocar palavras que rimam no mesmo verso para uma sucessão mais rápida de rimas. Essa técnica é conhecida como esquema rimático interno. Escolha duas palavras que rimem ou que tenham uma sílaba que rima no final e coloque as duas no mesmo verso do poema.

Como apresentar poemas para crianças? Veja dicas!

  1. Use letras de músicas. ...
  2. Faça um desafio de rimas. ...
  3. Incentive a escrita criativa. ...
  4. Interprete o sentido de poemas. ...
  5. Leia poesia com as crianças. ...
  6. Brinque de reescrever finais de poemas.

A palavra "poema" deriva do verbo grego "poiéo", que significa "fazer, criar, compor". O poema é bastante variável, seja em relação ao seu estilo, extensão ou temática. É possível, por exemplo, encontrarmos um haicai (de apenas três versos) sobre o salto de uma rã ou um soneto (de quatro estrofes) sobre o amor.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

O tema significa, pois, a ideia central duma obra literária, como por exemplo o amor, a saudade, etc. Como sabemos, o tema pode-se referir a oratória. Neste caso, designa o tópico central em torno do qual o discurso está organizado.

Quando os versos de um poema agrupam-se em dois ou mais, de forma rítmica, temos a formação de uma estrofe. Em (1), por exemplo, há o agrupamento de dois versos por estrofe. Já em (2), podemos perceber que as duas primeiras estrofes são compostas por quatro versos, e as duas últimas são compostas por três versos.

Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.

O verso e a estrofe são elementos do texto poético. Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

1. Conta-se da primeira sílaba da primeira palavra até a sílaba tônica da última palavra do verso; o que vier depois é ignorado. A última sílaba tônica de cada verso são as que estão em negrito, portanto a contagem não pode passar delas, como consta entre parênteses. 2.

Outra característica importante é observarmos que o poema utiliza o tipo textual narrativo – afinal, seleciona verbos para narrar o destino de João Romão. Já o segundo texto apresenta dados e informações sobre o fato em si, tendo apenas como finalidade informar ao leitor um fato ocorrido.