Como se faz um falsete?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

É um tipo diferente de voz que pode ser encontrado ao experimentar diferentes níveis de intensidade na voz. É como fazer um barulho de sirene ou um “uh” mais prolongado. Faça a partir do topo do seu registro, não para o topo do seu registro. Comece o mais alto que puder e esse será o seu falsete.

Usar o Falsete faz mal? Não faz mal e, inclusive, é bem recomendável praticá-lo caso você tenha a intenção de desenvolver esse registro.

Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:

  1. Vibre os lábios emitindo o som “Brrrr…”.
  2. Boceje umas 10 vezes para relaxar a musculatura e as articulações.
  3. Beba água em temperatura ambiente, pois o movimento de engolir relaxa a laringe.
  4. Mantenha a voz em repouso por uns 20 minutos, evitando falar.

Barry Gibb e Axl Rose: os melhores falsetes (agudos) da história.

Tudo o que você precisa fazer é deixar seu queixo levemente abaixado e seus músculos peitorais levemente flexionados (às vezes muito flexionados) quando quer cantar com mais potência. A maioria dos cantores pendem para a frente ou levantam o queixo na hora de dar aquela nota poderosa.

Hoje, define-se o falsete como uma voz aguda soprosa e com volume reduzido, gerada por pregas vocais muito abertas durante a emissão. Tanto homens quanto mulheres podem produzi-lo. Já a voz de cabeça é aguda, firme e sem soprosidade, com pregas vocais mais aduzidas (fechadas).

7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:

  1. Aquecer e esfriar. É imprescindível que você aqueça a sua voz antes de começar a cantar. ...
  2. Hidratar a voz. ...
  3. Umidifique a sua casa. ...
  4. Tire sonecas vocais. ...
  5. Evite substâncias nocivas. ...
  6. Não use a garganta para cantar. ...
  7. Não cante se isso estiver te causando dor.

1) Controlando a respiração
Ter um controle da respiração vai te ajudar a cantar melhor e com mais afinação. Para os iniciantes, um exercício bem fácil é deitar e colocar um livro em cima da barriga. Mantenha nessa posição e comece a respirar (inspirar pelo nariz e expirar pela boca) sem movimentar muito o livro.

A Contralto é o tipo mais raro em todo mundo – inclusive muitas cantoras no papel de contralto são na verdade mezzo-soprano, e referências pop como Ana Carolina, Adele e Amy Winehouse são exemplos dessa categoria.

A nota vocal mais grave atingida por um ser humano é o G-07 (0.189 Hz) por Tim Storms (USA), recorde atingido em 30/03/2012. No repertório clássico a nota mais grave é um D2 na ária de Osmim, em O Rapto do Serralho, de Mozart.

m as vozes mais poderosas do mundo. O vocalista do Guns N' Roses, Axl Rose, está no topo de um ranking divulgado pelo site 'Concert Hotels', que traz o resultado de um estudo sobre extensão vocal, notas mais altas e mais baixas já alcançadas.

Alimentos bons para a voz

  • Chá de Hortelã
  • Chá de Gengibre.
  • Chá de Eucalipto.

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).

Como saber meu tipo de voz? Segundo Vanessa Melo, quem determina o tipo de voz de uma pessoa é um professor de canto ou um regente de coral. Os testes de extensão vocal são feitos com o auxílio de um piano ou teclado.

Contralto é o tipo de voz feminina mais baixo e pesado, com a mais grave tessitura e também a mais rara.

Não, não é! Sim, todo mundo pode aprender a cantar! Não existe essa de voz feia, voz bonita, talento nato, timidez demasiada, ou de ter que ser filho de cantor. A principal razão que transforma qualquer pessoa em um cantor ou cantora é a vontade genuína de aprender a cantar aliada ao tempo de estudo.

Aspectos musicais que devem ser observados no seu estudo são principalmente a afinação e a divisão rítmica das palavras, afinação é ponto crucial, e muita gente deixa passar, aí o canto não está tão bonito quanto você gostaria e você não entende o que está acontecendo, comece a observar seus finais de frase, ou mesmo ...

O vibrato se caracteriza por uma oscilação de frequência na voz que confere uma espécie de “balanço”. O vibrato pode ser usado em todos os estilos musicais, mas é fato que alguns como o Rock, o Blues e o Folk, por exemplo, usam muito pouco deste recurso.

Pratique respirar usando o diafragma.
Para fazer isso, respire tão profundamente quanto puder e empurre sua barriga para fora ao mesmo tempo, mantendo o resto do seu corpo o mais imóvel possível. Não mova os ombros. É imperativo que esses músculos permaneçam firmes, mas não retesados enquanto você cantar.

Continuar lendo Quem faz o falsete?