Como se faz um chocalho de garrafa pet?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Corte as garrafas para deixá-las menores. Guarde o fundo e o gargalho, que você vai unir para montar o chocalho. Com os grãos secos, misture as cores e una as partes da garrafa. Depois é só passar a fita adesiva para fechar as partes da garrafa.

Estique a bexiga já cortada e cubra a lata, onde a tampa foi removida; Coloque o elástico em volta da bexiga na lata, para que a bexiga não se solte; Faça isso com latas de diversos tamanhos; Encaixe a bolinha de madeira na vareta ou use uma colher de pau e o instrumento de percussão está finalizado.

Você vai precisar de:

  1. Garrafas plásticas.
  2. Tinta guache.
  3. Grãos de soja ou feijão.
  4. Fita adesiva colorida.
  5. Tesoura.

Objetivo: Estimular a percepção auditiva e rítmica, desenvolver a coordenação motora, além de proporcionar um momento de descontração entre a família. Materiais: Para essa brincadeira a família irá precisar de garrafa pet pequena (água, refrigerante), grãos de arroz ou feijões.

Chocalho feito com sementes de seringa, usado em festa rituais serve como instrumento musical que marca o ritmo da dança.

Nada. O barulho é gerado pela bateção e o atrito entre as próprias peças que compõem a extremidade da cauda da cascavel, chamadas guizos. Não há pedras ou bolinhas que se agitem dentro deles – como ocorre com aquele chocalho que você faz na pré-escola com areia e potes de iogurte.

O maracá apresenta-se como um dos instrumentos indígenas mais conhecidos, sendo seu nome usado como uma designação genérica para chocalhos. O termo maracá é ainda, por vezes, utilizado como um sinônimo para música.

Forma

  • Maraca de tapa: Esta é a forma mais popular e o cabo termina quando a campainha começa.
  • Maraca de palo cruzado: O cabo cruza toda a casca até que ela saia na parte superior.
  • Chucho huilense: A forma é mais similar ao palo de lluvia, mas em um formato menor.

Para a cultura indígena, o tambor é um dos instrumentos mais sonoros por estar relacionado ao lado musical e religioso. Existem os tambores feitos de madeira, tronco de árvores escavados e com pele de animal, de taboa, de bambu, feitos e moldados a fogo.

Uma vareta ou lápis pode virar uma baqueta. Tamborzinho com bexiga. Para ter seu próprio chocalho, basta separar uma lata de refrigerante, pequenas pedrinhas, que podem ser feijão ou arroz, e fita adesiva. Ponha o quanto de pedrinhas achar necessário para um bom som dentro da lata e feche-a bem com fita adesiva.

No caso do violão, é preciso fazer as cordas vibrarem. No caso da flauta, deve – se soprar os canudos. No caso do chocalho, é preciso agitá – lo. É possível variar o sons produzidos com as propriedades do som emitido(intensidade, duração e altura) pelos diferentes instrumentos.

Os chocalhos podem ser usados como colar, cinto, braçadeiras ou tornozeleiras. “ele é usado na cintura, quando a pessoa corre com toras; abaixo do joelho direito, quando se canta de pé; ou é batido com a mão no chão, quando se canta sentada.” (Melatti apud Almeida, Pucci p. 162, 2017).

Jeito de brincar
As crianças formam uma roda e escolhem uma para ficar no meio, com os olhos vendados. Depois, uma das crianças da roda tem que pegar o chocalho sem fazer ruído e sacudi-lo. O participante que está de olhos vendados tem que tentar adivinham quem está agitando o chocalho quando ouve o som.

Estimular o pensamento, a imaginação e a audição, através da interação da família na atividade. Proporcionando a estimulação da coordenação motora. Este é um ótimo exercício para estimular o raciocínio lógico e perceber os movimentos do próprio corpo”.

Guarde o fundo e o gargalho, que você vai unir para montar o chocalho. Com os grãos secos, misture as cores e una as partes da garrafa. Depois é só passar a fita adesiva para fechar as partes da garrafa. Pronto, agora você já tem um chocalho colorido para acompanhar a música preferida das crianças.

Os brinquedos sonoros, como o chocalho ou o xilofone, estimulam o desenvolvimento da coordenação motora dos bebês através do movimento das mãos, associado aos sons emitidos.

Entre os instrumentos que se podem considerar como chocalhos, temos o chocalho propriamente dito, as maracas, o ganzá, o caxixi, o xique-xique etc.

O som do guizo é característico deste gênero e se assemelha a um chocalho, formado por um encaixe de camadas de queratina. Ele é delicado e frágil, sendo que o animal pode perder parte dele durante a sua vida, mas ele vai crescer novamente a cada ecdise do animal.

Cobra cascavel, a agitadora de chocalho das terras brasileiras - Instituto Butantan.

Possui um calo ósseo na extremidade da cauda que, a cada troca de pele origina um anel queratinizado. Estes anéis possuem um sistema de encaixe formando, depois de algumas trocas, um guizo. Cada anel do guizo não representa um ano de vida da Cascavel, mas sim uma muda de pele.