Como se faz um balancete?

Perguntado por: ubarreto4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Conforme orienta a NBC T 2.7, os elementos mínimos que devem constar no balancete são:

  1. Identificação da empresa;
  2. Data a que se refere;
  3. Abrangência;
  4. Identificação das contas e respectivos grupos;
  5. Saldos das contas, indicando se devedores ou credores;
  6. Soma dos saldos devedores e credores.

Como o balancete é feito? O balancete é um demonstrativo financeiro que relaciona os saldos de débito e crédito de uma organização. Para a sua confecção, se utilizam como base os dados contidos no Livro Razão - ou seja, as movimentações financeiras desenhadas nas contas patrimoniais e de resultado.

Por esta razão, podemos dizer que o balancete é o demonstrativo da saúde e do desempenho de uma empresa. Ele relaciona todas as movimentações lançadas no livro diário, isto é, os débitos e créditos, permitindo que se verifique se os lançamentos contábeis realizados dentro do período selecionado estão corretos.

O balancete, também conhecido como balancete contábil ou balancete de verificação, é um demonstrativo financeiro usado por contadores e empreendedores para verificar, por meio de créditos, débitos e saldos, a saúde financeira da empresa.

Para realizar a análise do balancete, é fundamental entender tanto sua estrutura quanto o que cada linha do documento informa. Em suma, é possível apresentar os saldos iniciais da conta com seus respectivos movimentos (que podem ser débitos ou créditos).

O balanço patrimonial é a principal demonstração contábil e representa uma foto da companhia ao término do exercício, com um levantamento dos seus ativos e passivos. A DRE, por sua vez, apresenta a relação de receitas e despesas da empresa, trazendo o resultado do exercício (lucro ou prejuízo).

Para fazer um balancete é fácil, basta relacionar as contas e seus respectivos saldos e um razonete é a nomenclatura da conta contábil que tem a forma de T onde do lado esquerdo se coloca os debito e no lado direito os créditos sobre o traço do T se coloca o nome da conta.

Para fazer download de um modelo de balancete do Excel:

  1. Na guia Workflow, em Carregamento de Dados, selecione Workbench de Carregamento de Dados.
  2. Na lista suspensa Fazer Download do Modelo, selecione Balancete.
  3. Na tela Abrir, abra ou salve o modelo e clique em OK.

Quais são os passos para elaborar uma DRE?

  1. Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
  2. Calcular a Receita Líquida. ...
  3. Descobrir o Resultado Bruto. ...
  4. Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
  5. Conhecer o Lucro Líquido. ...
  6. Conseguir o Resultado do Exercício.

O que deve conter na Escrituração Contábil do Livro Diário?

  1. Data da operação;
  2. Título da conta débito e da conta crédito;
  3. Valor do débito e do crédito;
  4. Histórico com algumas informações sobre a operação em registro, por exemplo, número de nota fiscal.

Em outras palavras, as contas de resultado são aquelas que demonstram diferença no resultado econômico de uma empresa. Imagine quantas movimentações financeiras podem ser realizadas durante um único dia: pagamento de fornecedores, recebimento de clientes, transferências bancárias, empréstimos, compra, venda...

5 passos para o fechamento contábil mensal

  1. Reúna os documentos e a movimentação trabalhista do mês. ...
  2. Tenha toda a movimentação fiscal. ...
  3. Apresente a documentação da movimentação financeira. ...
  4. Faça o controle de estoque. ...
  5. Utilize ferramentas a seu favor.

Os balancetes se dividem em alguns tipos, conforme a quantidade de informações — eles podem ser mais concisos ou mais extensos, bem como dar ênfase ao antes ou ao depois da apuração.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

Os elementos mínimos que devem constar do balancete são: a) identificação da entidade; b) data a que se refere; c) período de abrangência; d) identificação das contas e respectivos grupos; e) saldos das contas, indicando se devedores ou credores; f) soma dos saldos devedores e credores.

No balancete de verificação são registradas todas as operações a débito ou crédito do período.

Em frente ao saldo está uma letra D, que indica débito.

Conforme orienta a NBC T 2.7, os elementos mínimos que devem constar no balancete são:

  1. Identificação da empresa;
  2. Data a que se refere;
  3. Abrangência;
  4. Identificação das contas e respectivos grupos;
  5. Saldos das contas, indicando se devedores ou credores;
  6. Soma dos saldos devedores e credores.

Um balancete é uma espécie de “amostra” dos resultados de uma empresa a curto prazo, enquanto o balanço é um documento oficial da empresa, que tem por objetivo registrar a sua movimentação financeira em um período – geralmente de um ano.

Para fazer um razonete, o contador precisa ter papel e caneta em mãos e rabiscar um “T” mais ou menos do tamanho total da folha. Em cima do traço superior da letra, deve escrever o nome da conta, por exemplo, “Empresa X”.

O balancete de verificação do livro razão , ou apenas balancete, é uma demonstração que reúne todas as contas e saldos da empresa. O balancete relaciona os razonetes com os seus respectivos saldos finais, sendo que os razonetes são as demonstrações gráficas das contas extraídas do livro razão.