Como se faz soro caseiro para inalação?

Perguntado por: bzagalo6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Em 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria), misture 1 colher de sopa de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g). Mexa bem e ofereça ao doente em colheradas ao longo do dia.

Para preparar soro caseiro para lavagem nasal, misture uma colher rasa de chá com sal refinado em cerca de 240ml de água filtrada ou água mineral. Se desejar, também pode adicionar uma pitada (uma colher de café rasa) com bicarbonato de sódio para ajudar a alcalinizar a mistura, diminuindo uma eventual ardência nasal.

No inalador, é preciso colocar soro fisiológico ou água com sal, porque o ar atravessa sob pressão o reservatório e leva as gotinhas diretamente para o interior das vias aéreas. Se nos pulmões chegarem gotinhas de água com sal, tudo bem.

Não se esqueça de que somente pode ter contato com o seu equipamento a água filtrada ou fervida, o soro fisiológico e os medicamentos indicados pelo seu médico. Isso para evitar contaminações e danos ao aparelho. A máscara do inalador deve cobrir a boca e o nariz para levar a névoa às vias respiratórias.

Modo de preparo
Adicionar o bicarbonato de sódio e o sal marinho em 250 ml de água fervida, mexendo bem até que os ingredientes se diluam completamente. Depois, fazer a lavagem nasal, introduzindo nas narinas a solução ligeiramente amornada, com a ajuda de uma seringa ou irrigador nasal, 2 a 3 vezes por dia.

Por isso, a lavagem nasal com soro ajuda não só na limpeza e hidratação do nariz, mas também na prevenção de resfriados, gripes, crises de rinite e até mesmo sangramentos. O soro fisiológico (SF 0,9%) nada mais é do que uma solução de água destilada com sal (NaCl).

Deve-se utilizar uma solução salina (água salgada) que pode ser o soro fisiológico 0.9% comprado nas farmácias, soro caseiro ou sachês que vem pronto para misturar na água. Nunca usar água pura, aquela lavagem no chuveiro na palma da mão, pois esta água não é salinizada e pode irritar a mucosa nasal.

OBS: Para termos uma solução ainda mais fisiológica, podemos acrescentar 1 colher de sopa de Bicarbonato de Sódio, ele será o responsável por deixar o pH da solução próximo ao do nosso organismo. Quanto mais fisiológica a solução, menor o incômodo na hora da lavagem.

A inalação pode ajudar quando a passagem do ar não está obstruída (nariz entupido). Do contrário, não terá o efeito esperado, porque o usuário vai respirar pela boca. O processo de inalação pode ser muito útil em casos de chiado no peito. Para desobstrução nasal, a lavagem ainda é o melhor caminho.

Qual o material necessário para a lavagem nasal em casa? Soro Fisiológico ou Ringer Lactato; Você também pode usar água fervida (ou filtrada) para substituir as soluções acima.

Como preparar uma nebulização? Usar somente soro fisiológico (0,9%). Não devem ser usados: água destilada, soro glicosado ou outros líquidos ou soluções.

Modo de preparo do soro caseiro
Em 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria), misture 1 colher de sopa de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g). Mexa bem e ofereça ao doente em colheradas ao longo do dia.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Normalmente a inalação é feita com soro fisiológico ou água filtrada e fervida, mas em alguns casos o médico pode prescrever o uso de medicamentos diluídos no soro fisiológico. Quanto usar de soro fisiológico normalmente? Em geral são 5ml. Para medir use uma seringa ou copinho de medida de remédio.

Fluibron A Cloridrato de Ambroxol 7,5mg/ml Solução Estéril para Nebulização 10 flaconetes de 2ml cada. O Fluibron A é indicado para tosse com catarro, pois diminui a viscosidade do muco, tornando-o mais líquido e facilitando sua eliminação através da tosse.

Em primeiro lugar, é necessário colocar o soro fisiológico ou outra medicação prescrita pelo seu médico, na quantidade recomendada, dentro do copinho de inalador. Na sequência, é só ligar o aparelho e colocar a máscara em cima do seu nariz, de maneira que você respire o ar da névoa.

O ideal é que seja feita com soro fisiológico. Isso porque o soro é uma solução isotônica e irá realizar apenas a limpeza, sem agredir a mucosa. Além disso, o uso de água pode causar ardor. Não utilize substâncias diferentes das prescritas pelo seu médico após a cirurgia, isso pode compremeter sua recuperação.

A inalação representa outra forma de fazer chegar líquido aos pulmões [além de beber líquido]. Ela melhora a tosse, porque umidifica o muco e facilita sua eliminação.

Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal. O procedimento ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando sintomas como dor e pressão no rosto. Outra opção natural é a nebulização com eucalipto.