Como se faz para tirar a multa do sistema após 5 anos?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Se ele for aprovado, a multa que não for paga será eliminada do registro do condutor depois do prazo de 5 anos. Nesse caso, ainda que a multa não seja paga, ela deve deixar de estar ativa no registro após esse prazo. A Resolução nº 619/2016 do CONTRAN, por sua vez, confirma a prescrição da penalidade após 5 anos.

A solicitação deve ser entregue no órgão de trânsito responsável. E deve estar anexado com o histórico do prontuário do condutor, que contemple, no mínimo, doze meses anteriores a infração. Esse documento pode ser retirado no Detran de cada estado.

As multas de trânsito são, geralmente, anuladas quando possuem erros formais no Auto de Infração ou na Notificação de Autuação que foi enviada ao motorista. Além disso, erros de cunho processual também incitam a anulação da multa, portanto, mesmo que você tenha cometido a infração, a multa pode ser recorrida e anulada.

Entenda os passos para cancelar sua multa
O condutor pode se defender e recorrer de sua multa em três oportunidades. A primeira chance é a defesa de autuação ou defesa prévia, que ocorre no Detran. Caso esse recurso seja indeferido, ainda é possível recorrer na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI).

O que mudou com a nova lei? A Lei nº 14.229/2021 alterou a disposição acima, prevista no art. 257, parágrafo 8º, do Código de Trânsito. A nova regra é que a Multa NIC seja fixada em duas vezes o valor da multa obrigatória, independentemente do número de vezes que a mesma infração tenha sido cometida.

Após o pagamento, normalmente, a baixa da multa RENAINF no sistema pode levar até 15 dias.

Como saber se o seu recurso de multa foi aceito? Assim como as demais notificações, como, por exemplo, a Notificação de Autuação, a decisão sobre o deferimento ou indeferimento do recurso, ou seja, se o recurso foi aceito ou não, será também encaminhada para o endereço do proprietário do veículo.

O período de 12 meses é o tempo para a somatória de pontos, ou seja, é o prazo máximo entre a primeira e a última multa que formam um processo de pontuação. No entanto, o Detran.SP tem até 5 (cinco) anos para instaurar os processos para aplicação de penalidade.

O órgão autuador deverá providenciar a baixa da multa no Sistema RENAINF caso o pagamento ocorra por meio de documento próprio de arrecadação.

Recurso em 2ª instância
A última instância administrativa possível para constatar uma multa é recorrer ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), o órgão de trânsito com a maior autoridade do estado. Como o objetivo da 2ª instância é contestar o julgamento da JARI, é preciso fazer o recurso em 1ª instância.

Como emitir 2ª via de multa? Esse procedimento é bem simples. Basta procurar o site do DETRAN no site de busca de sua preferência, digitando “DETRAN” + a UF do seu estado, por exemplo: DETRAN AM, DETRAN MG, DETRAN PA e assim por diante. Ao localizar o site, procure a aba de Infrações ou Multas.

R$ 130,16

Caso o condutor do veículo de propriedade de Pessoa Jurídica seja autuado por excesso de velocidade até 20% acima do limite permitido, será aplicada multa de penalidade no importe de R$ 130,16.

A principal mudança é o aumento na validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos para condutores com menos de 50 anos de idade. A nova lei também torna todas as multas leves e médias puníveis apenas com advertência, caso o condutor não seja reincidente na mesma infração nos últimos 12 meses.

Isso tem a ver com mais uma dor de cabeça: o não pagamento do imposto impede que a renovação de licenciamento do veículo seja feita. O veículo com IPVA atrasado pode ser apreendido, caso a autoridade de trânsito solicite a documentação em uma blitz, por exemplo.

O que fazer caso ele tenha? Se você pesquisou e viu que o carro que você quer comprar tem uma multa Renainf, então você tem duas opções. A primeira delas é desistir do automóvel e procurar por outro sem essa dívida. A segunda opção é negociar com o vendedor o pagamento da multa.