Como se faz o teste de QI?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Como é feito um teste de QI? O valor de QI é medido através de testes que apresentam um conjunto de perguntas e que permitem avaliar diferentes áreas do pensamento. Existem testes que podem avaliar apenas uma habilidade do pensamento, enquanto outros avaliam várias.

Como forma de calcular o quociente de inteligência são realizados testes de QI grátis ou com profissionais especializados. Portanto, para descobrir como saber o QI, a melhor opção é procurar um profissional especializado na área. Apesar disso, existem outras alternativas.

Os jovens de 20 a 24 anos de idade têm, em média, 98 pontos, mas essa pontuação sobre para 101 entre os 35 e 44 anos, antes de diminuir novamente para 100 até os 54 anos de idade. Pessoas com mais de 75 anos possuem cerca de 88 pontos.

A mexicana Adhara Pérez, de 10 anos, possui um quociente de inteligência (QI) estimado em 162, número superior ao de nomes como Albert Einstein e Stephen Hawking, que possuíam um índice estimado em 160.

No entanto, vários estudos, liderados pelo psicólogo britânico Richard Lynn, relatam um QI médio de 87 para o Brasil, o que parece ser insuficiente para explicar seu desempenho econômico atual.

Média baixa: de 85 a 99 pontos; Abaixo da média: de 70 a 84 pontos; Baixo: de 55 a 69 pontos; Muito baixo: menos de 55 pontos.

Por estar relacionada ao grau de plasticidade do cérebro, a inteligência fluida e, consequentemente, o QI das pessoas, pode aumentar à medida que a mente esteja descansada. Por isso, o método mais indicado e que é cada vez mais falado quando o assunto é aumento do conforto cotidiano é a meditação.

A cantora possui um QI de 140. Com um QI médio de 83 pontos, o Brasil está em 59º lugar neste ranking. Com 108 pontos, os habitantes de Hong Kong alcançam o maior quociente de inteligência do mundo.

superior a 140 significa inteligência geniaj; b) Q.I. entre 120 e 140 representa inteligência muito superior; c) Q.I. entre 110 e 120 indica inteligência superior; d) Q.I. entre 90 e 110 exprime inteligência normal ou média; e) Q.I. entre 80 a 90 manifesta torpeza, raramente qualificada como debilidade mental; f) Q.I. ...

Kim Ung-Yong
Seu QI era 210 e está registrado no Guinness Book of World Records.

Ele tinha 250 pontos de QI e se tornou professor da Universidade Harvard com apenas 16 anos. Mas sua vida não foi das mais felizes. O americano William James Sidis, que nasceu em 1898 em Nova York, foi a pessoa mais inteligente de todos os tempos – pelo menos segundo os testes de QI.

Genética e ambiente como fatores conectados
Da mesma forma, alguns estudos mostraram que os primogênitos tendem a ter um QI mais alto do que seus irmãos, provavelmente porque os pais os tratam com mais atenção e os estimularam mais. A educação também é consistentemente relacionada a aumentos de QI.

Ele consta com 172 pontos de QI (99,9 de percentil). Jô Soares possuía multitalentos e também detinha um QI considerado gênio. José Eugênio era humorista, apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator e músico brasileiro – e detinha 156 pontos de QI (99,9 de percentil).

O QI mais alto de que se tem notícia é do americano William Sidis, que viveu entre 1898 e 1944, com 300 pontos.