Como se faz o plástico?

Perguntado por: hcampos . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Os plásticos são fabricados através de um processo químico chamado de polimerização, que promove a união química de monômeros para formar polímeros, sendo eles naturais ou sintéticos. Polímeros naturais são aqueles que encontramos na natureza, assim como a borracha, celulose, proteínas, polissacarídeos, entre outros.

O petróleo pode se transformar em plástico através do refino do óleo das refinarias, onde surge a nafta, dando origem as petroquímicas que utilizam a nafta e a parafina em diversos tipos de matérias, entre eles o plástico.

Como é o processo de fabricação do plástico?

  • Material mais utilizado: os termoplásticos.
  • Processo de moldagem por injeção.
  • Processo de extrusão do plástico.
  • Processo de sopro do plástico.

Tanto as escovas de dente quanto os cotonetes são feitos a partir de plástico comum e, após o uso, vão parar no lixo. É claro que ninguém vai abrir mão de escovar os dentes ou de usar cotonete – mas a boa notícia é que já existe no mercado opções dos dois feitas usando bambu como matéria-prima.

Os plásticos são originados a partir de resinas derivadas do petróleo e pertencem ao grupo dos polímeros, que são longas cadeias moleculares. A palavra “plástico” vem do grego plassein e é um termo designado para identificar materiais que podem ser moldados través de pressão, calor ou por reações químicas.

Embora muitos plásticos sejam constituídos somente de carbono e hidrogênio, outros elementos podem estar presentes em sua estrutura, como oxigênio, cloro, flúor e nitrogênio.

PEAD: polietileno de alta densidade
Ele pode ser obtido a partir do petróleo ou de fontes vegetais, quando ocorre o último caso, ele é chamado de plástico verde.

O Plástico Como Matéria-Prima – O Plástico é um material de origem natural ou sintética, derivados do petróleo ou de fontes renováveis como, por exemplo, a cana-de-açúcar ou o milho.

Os plásticos são subprodutos da indústria de petróleo, derivados tanto do óleo, pela extração de matérias-primas durante o processo de refino do petróleo bruto, quanto do gás natural.

O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos.

São uma alternativa mais ecológica ao plástico comum, de origem fóssil. Uma grande vantagem é que eles são menos persistentes no meio ambiente, podendo ser biodegradados por bactérias, algas e fungos, que os convertem em biomassa, dióxido de carbono e água, não gerando microplásticos.

Resistente, o plástico leva em média 400 anos para se decompor e ainda libera gases tóxicos que podem afetar o solo, a água e o ar, prejudicando alimentos, animais causando doenças nas pessoas. Já o papel, por exemplo, demora de 3 a 6 meses para se decompor.

Mas como surgiu e de onde veio o plástico? Em 1862, Alexander Parkes apresentou a parkesina, um material orgânico derivado da celulose, que ao ser aquecido podia ser moldado e que ao esfriar preservava a forma moldada.

Para a transformação do plástico, existem vários processos de modelagem, mas os mais utilizados pelas indústrias são: Sopro, Injeção e Extrusão. Cada tipo de moldagem produz peças plásticas com características diferentes e faz o melhor aproveitamento da matéria-prima.

Como seria um mundo sem plástico?

  1. Aumento da Vida Rural. ...
  2. Menor Variedade de Comida. ...
  3. Produtos mais caros. ...
  4. Computadores de Pinho. ...
  5. Garagens Pequenas Demais. ...
  6. Adeus aos Descartáveis.

Cada uma das moléculas de um item plástico possui centenas de milhares de átomos, principalmente carbono e hidrogênio. Como as ligações entre os átomos são muito estáveis, os decompositores não conseguem quebrar o material em partes menores para destruí-lo.

Com os resultados em mãos os pesquisadores calculam quanto tempo é necessário para a degradação total do plástico, por exemplo, se em um ano uma garrafa de plástico foi degradada 0,25% em de determinado ambiente isso quer dizer que para ser totalmente degradada ela levará 400 anos.

O plástico é um material tão abundante que já existem usinas e empresas recicladoras só para o material. Depois que o resíduo é separado em casa, ele é enviado a uma central mecanizada de triagem ou a uma cooperativa.

Das 6,3 bilhões de toneladas de lixo plástico produzidas de 1950 até 2015, apenas 9% foram reciclados. Segundo o levantamento, 12% terminaram incinerados e 79% estão acumulados em aterros sanitários ou no ambiente natural.

Definição. Os plásticos são polímeros (moléculas muito grandes) formados principalmente por átomos de carbono e podem ser obtidos a partir de recursos naturais renováveis como cana-de-açúcar, óleo de mamona, óleo de soja e celulose assim como recursos naturais não renováveis como amônia e carvão mineral.

Esse tipo de material é feito a partir da cana-de-açúcar, que é uma matéria-prima totalmente renovável. Com isso, o plástico verde é um dos tipos de polietilenos que gera menor impacto ambiental.