Como se faz o fluxo de caixa?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Passo a passo para fazer o fluxo de caixa

  1. Registre as suas movimentações financeiras. Você confia na sua memória para saber o dinheiro que recebe e o que é gasto com despesas? ...
  2. Categorize suas despesas e receitas corretamente. Anotar todos os valores que entram e saem é trivial. ...
  3. Projete todos os próximos meses.

Quais são os tipos de fluxo de caixa?

  • Fluxo de caixa operacional. Refere-se ao fluxo gerado pelas receitas e despesas de uma empresa em determinado período. ...
  • Fluxo de caixa direto. ...
  • Fluxo de caixa indireto. ...
  • Fluxo de caixa livre. ...
  • Fluxo de caixa descontado.

A planilha de fluxo de caixa é um documento feito em Excel onde constam as entradas e saídas de dinheiro de uma empresa. Nela, deve-se inserir tudo o que for movimentado - ou seja, as receitas e os custos fixos e variáveis.

O fundamental é que você tenha registrado tudo o que entra e sai do caixa, com uma descrição cuidadosa de cada item. Depois, você pode somar os valores das entradas por forma de pagamento: dinheiro, cheques à vista e a prazo, cartão de débito, cartão de crédito à vista e parcelado e transferência bancária.

Faça o fechamento de caixa
Por último, é hora de fazer o cálculo final e fechar o valor do caixa, basta seguir a fórmula: Caixa = (valor total de entradas + saldo inicial) – valor total das saídas.

Os 4 passos da rotina para o fechamento de caixa

  1. Abertura do caixa. Ao fazer a abertura do caixa, dê entrada no valor inicial de reserva, também conhecido como fundo de troco ou valor de encaixe. ...
  2. Registre as entradas e saídas do caixa. ...
  3. Conferência de valores do caixa. ...
  4. Concluindo o fechamento de caixa.

5 passos para organizar o seu fluxo de caixa

  1. Registre e categorize cada movimentação. Mesmo que pareçam pequenos demais, os valores gastos ou recebidos devem ser registrados. ...
  2. Acompanhe o fluxo de caixa todos os dias. ...
  3. Fique atento ao estoque. ...
  4. Analise o seu capital de giro. ...
  5. Conte com a ajuda de um sistema de gestão financeira.

Como fazer o fechamento de caixa

  1. Primeiro passo: registre o saldo inicial do caixa. O fechamento de caixa já começa na abertura, ou melhor, antes mesmo do expediente começar. ...
  2. Segundo passo: registre todas as entradas e saídas. ...
  3. Terceiro passo: confira todos os valores. ...
  4. Quarto passo: conclua o fechamento de caixa.

Fluxo (do latim fluxus) é a acção e o efeito de fluir (brotar, correr, circular). O termo é usado, por exemplo, para fazer alusão ao movimento regular das águas do mar, daí se falar em fluxo e refluxo das águas, isto é, as suas oscilações (subida e descida).

5 itens que não podem faltar no controle de fluxo de caixa

  • Contas a receber. São os pagamentos dos clientes que acontecem nas compras de produtos e serviços a prazo. ...
  • Contas a pagar. ...
  • Lucros. ...
  • Vendas. ...
  • Observações.

Os principais são os seguintes: - Entradas – contas a receber, dinheiro de sócios, empréstimos, vendas, saldo de aplicações, cheques à vista, cheques pré-datados, entre outras. - Saídas – contas a pagar, compras à vista, pagamento de empréstimos, despesas gerais (custos fixos), salários, entre outras.

O fluxo de caixa direto é semelhante ao operacional, porém inclui tributos, investimentos e necessidade de capital de giro. Ele registra as movimentações sem realizar descontos, ou seja, estas operações são lançadas na forma bruta.

Quais são os tipos de Fluxogramas?

  • Diagrama de Blocos. É o mais simples dos fluxogramas. ...
  • Fluxograma de processos simples. É semelhante ao diagrama de blocos, porém contém pontos de decisão.
  • Fluxograma funcional. ...
  • Fluxograma vertical.

O que é fluxo de processos? O fluxo de processo é o agrupamento de todas as tarefas necessárias para que uma determinada atividade seja realizada.

Por exemplo, digamos que na linha 2 da sua planilha você tenha colocado a data 01/08/2022 e a movimentação saldo inicial com o valor de entrada de R$ 1.000,00. Na célula G2, que corresponde ao saldo, você deve inserir a seguinte fórmula: =E2-F2. Basicamente, você está calculando entrada menos saída.

Como montar seu fluxo de caixa diário

  1. Defina o saldo inicial, que é o quanto sua empresa tem em caixa no momento.
  2. Liste e separe as suas despesas das receitas.
  3. Registre as presentes entradas do seu caixa e faça a baixa das saídas.
  4. Atualize esses lançamentos diariamente com o apoio da sua planilha de fluxo de caixa.

Fluxo de caixa é o movimento das entradas (recebimentos: vendas à vista, a prazo, duplicatas e etc) e saídas (pagamentos: compras à vista, a prazo, duplicatas, despesas e etc) de dinheiro do caixa de uma empresa.

O que é sangria de caixa? Bom, a sangria de caixa é uma retirada não programada de dinheiro do caixa. Um exemplo é a retirada de um valor do caixa para a compra de um determinado produto. A sangria de caixa pode ser realizada sempre que for preciso, para que não fique muito dinheiro no caixa.