Como se fala triste no Nordeste?

Perguntado por: malmeida . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Espinhela caída = Diz-se de pessoa desanimada; desgostosa; deprimida.

Prostituta. CATREVAGE – Gente cafona (isso parece um galicismo).

Um xêro no cangote acompanhado de um beijo é o jeito nordestino de dizer "eu te amo!"

Arretado é daquelas gírias que conseguem reunir vários significados em uma só palavra. Pode ser usado para se referir algo que considera muito bom, legal ou bonito.

Gabiru é uma espécie de rato e passou a ter, na linguagem comum, o significado de pessoa de baixa estatura.

No nordeste, principalmente em Pernambuco, é usual o termo visse, corruptela de viste (verbo ver conjugado no pretérito perfeito do indicativo). É usado também como uma interjeição de reforço, sinônima de: viu. Exemplos: Tu visse a novela ontem?

BABA-OVO – puxa-saco, bajulador, babão. BABAQUARA – Matuto ou pessoa ingênua, tola, que não sabe de nada. BABAU – Prejuízo total, perda irrecuperável de alguma coisa.”Pagou serviço adiantado a operário ou advogado, babau, é dinheiro perdido!”. BADOGUE – O mesmo que baladeira ou estilingue”.

O sotaque nordestino se originou dessa influência portuguesa, juntamente com a influência francesa depois de alguns anos. Com o tamanho e pluralidade do Brasil, é natural que pessoas das regiões sul e sudeste desconheçam esses termos.

Significado de xêro: Variação nordestina para "cheiro".

Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe. Na oração, assume maioritariamente a posição de vocativo.

Enxerido = Pessoa metida; alguém que tira liberdades; safado, namorador. "Deixe de ser enxerido, cabra". Escarafunchar = Ciscar; procurar; revolver em busca de alguma coisa. Esse menino = Vocativo utilizado em circunstâncias na qual não se conhece o nome de quem se chama.

1. Mainha. Forma carinhosa de bainos e nordestinos e a maioria dos nordestinos chamarem sua mãe. mainha, painho quer me bater!

Uma expressão muito falada em toda região nordestina e, inclusive na Paraíba, é “massa”, que é quando se quer dizer que algo é bom, que está tudo bem.

Pantim: criar caso, dificuldade; Tabacudo: bobo.

Bixiga Taboca: expressão para demonstrar intensidade em uma ação, ou ainda para indicar fúria, raiva, ira.