Como se fala rapaz em português de Portugal?

Perguntado por: agil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Gajo/Gaja é o mesmo que rapaz/moça.

Rapariga é, em Portugal, feminino de rapaz = mulher jovem, moça.

meine Liebe [ex.] Recorda-te do que eu disse, meu amor.

Quem diz bom dia, boa tarde, boa noite não cai em erro insuportável. A verdade, porém, é que a maneira mais vernácula, mais portuguesa, mais genuína e até mais generosa é bons dias, boas tardes, boas noites.

gay |guei|
O mesmo que homossexual. Plural: gays.

Autocarro (ônibus)
Os autocarros — como são chamados os ônibus em Portugal — são equipados com ar-condicionado, wi-fi e geralmente são bem confortáveis.

Visto que a pronúncia de palavras como tônico / tónico é diferente no Brasil e nos restantes países, na prática continua a escrever-se da mesma forma: em Portugal, nos PALOP e em Timor continua a escrever-se tónico, no Brasil mantém-se a forma tônico.

amigo {m.}

Em Portugal, o nosso banheiro se chama “casa de banho”.

Significado de cacete: Em Portugal pão é chamado de cacete.

"Tu és muita linda/gira/bonita/bellisma.

Além disso, jantar significava (ou ainda pode significar) o atual almoço, enquanto ceia era relativo ao que se diz hoje jantar.

Em Portugal, 'porras recheadas' são os nossos famosos 'churros'. Os churros portugueses são feitos da mesma forma que aqui, a única diferença que é, usualmente, eles são saboreados sem recheio.

Para perguntar sobre alguém: “Como está?/Como vai?/Tudo bem?” ("KO-mu esh-TA"); Para dizer como está: “Estou bem, obrigado(a).” ("SHTOO-baym, ob-ree-gah-doo/ah");

Expressões usadas em Portugal
Por exemplo, os brasileiros costumam dizer “oi” e “tchau” quando chegam e se despendem, respectivamente; já um português não dirá dessa forma, mas sim “olá” e “adeus”.

Pica”, em Portugal, é injeção.

Por exemplo: se você disser "camiseta" em Portugal, os lusitanos entenderão que você está querendo dizer "camisola".

Camisola
Enquanto no Brasil a camisola designa uma peça de roupa feminina usada para dormir, em Portugal trata-se, essencialmente, de uma camisa ou casaquinho de manga comprida.