Como se fala o grama ou a grama?

Perguntado por: cfarias5 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

GRAMA tanto pode ser feminina (A GRAMA), significando 'mato', quanto masculina (O GRAMA), querendo dizer 'medida de massa'

Já o substantivo feminino, ou seja, “a grama” é sinônimo de mato, capim e outras ervas da família das gramíneas.

Quando se refere à unidade de massa, a palavra “grama” será sempre masculina. O correto, portanto, é: Poderia, por favor, colocar quinhentos gramas de queijo? Agora, se você trabalha com paisagismo e quiser dizer que cuidou de quinhentas gramas durante a semana, você vai ter trabalhado demais, mas estará tudo certo!

A forma correta de escrita da palavra é a alface, porque a palavra alface é um substantivo feminino. Dizer o alface está errado. Devemos utilizar a palavra alface sempre que quisermos referir uma erva muito usada para fazer salada, normalmente com folhas de cor verde-clara, grandes e lisas.

Nos campos de linguística computacional e probabilidade, um n-grama é uma sequência contígua de n itens de uma determinada amostra de texto ou fala. Os itens podem ser fonemas, sílabas, letras, palavras ou pares de bases de acordo com a aplicação.

A forma correta é trezentos gramas. Neste caso, a palavra grama é um nome masculino que designa uma «unidade de peso». Grama, no feminino, significa «erva; relva».

Cal é um substantivo feminino. Portanto, nada mais conveniente que dizermos A CAL.

100 gramas = 1/2 xícara (chá). 50 gramas = 1/4 xícara (chá). 10 gramas = 1 colher (sopa). 4 gramas = 1 colher (chá).

A grama é uma espécie de planta que vem evoluindo cada vez mais. Pertencente a família das plantas Gramíneas, a grama tem sido cada vez mais usada, seja para contenção de erosões e deslizamentos, quanto para paisagismos e em locais de esportes.

Pelo sistema internacional, utilizamos como principal unidade de medida o grama (g), seus múltiplos quilograma (kg), hectograma (hg) e decagrama (dag), e seus submúltiplos, decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg).

cronograma substantivo, masculino (plural: cronogramas m)
A diretoria definirá um cronograma para o novo projeto.

Assim, do mesmo modo que dizemos “dois mil reais” (porque “real” é substantivo masculino), mas “duas mil cabeças de gado” (porque “cabeça” é substantivo feminino), dizemos “duzentos mil brasileiros”, mas “duzentas mil pessoas”.

Na oralidade, o plural deve sempre notar-se. Tenha-se em atenção que, quando se opta por utilizar os símbolos em vez dos substantivos, os valores devem ser expressos em algarismos, e não por extenso, e vice-versa. Assim, diga sempre «duzentos gramas», mesmo que leia «200 g».

A forma correta é trezentos gramas.
Neste caso, a palavra grama é um nome masculino que designa uma «unidade de peso».

* O guaraná ou a guaraná? “Guaraná” é uma palavra masculina, portanto, o correto é dizermos “o guaraná”. * O musse ou a musse? Dois conhecidos dicionários, o Aurélio e o Houaiss, consideram como correta a forma feminina.

Outra palavra em que as pessoas tropeçam na hora de determinar o gênero é a palavra DÓ. Nada de dizer que você tem MUITA DÓ dos cachorrinhos abandonados. A palavra DÓ é masculina. Diga, portanto, que você tem MUITO DÓ, UM DÓ IMENSO...

Resposta: * ”Soja” é um substantivo feminino: a soja - é uma redução ou uma maneira simplificada de falar em feijão-soja, que neste caso é substantivo masculino: o feijão-soja. Daí é que também se ouve ”o soja” : a palavra feijão fica subentendida.