Como se fala na terceira pessoa?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala.

As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).

É um narrador em terceira pessoa e narra apenas o que vê, o que observa, isto é, não participa da história e nem tem conhecimento total dos fatos e personagens: “O sol estava começando a abaixar e a luz da tarde estava sobre a paisagem quando desceram a colina.

3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

O ponto de vista da terceira pessoa usa tanto nomes próprios, como o nome de uma pessoa, quanto pronomes que se referem indivíduos ou grupos (por exemplo, médicos, pesquisadores), mas não se refere diretamente ao leitor. Os que se referem a indivíduos são os seguintes: Ela. Dela.

Segunda pessoa gramatical
No singular indica que há apenas uma pessoa a quem se fala (tu ou você). No plural indica que há pelo menos duas pessoas a quem se fala (vós ou vocês). Tu compraste uma bicicleta. Vós comprastes uma bicicleta.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

A terceira pessoa é um ponto de vista no qual o narrador não participa diretamente da história, embora possa estar a par de todos os pensamentos e ações dos personagens (onisciente). Com essa técnica, é possível passar aos leitores...

O pronome “você” corresponde à segunda pessoa do discurso, mesmo que se relacione à terceira pessoa gramatical, tendo em vista a forma verbal que a ele é atribuída. “Você ... 3ª pessoa – Aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas).

Flexão do verbo
O verbo flexiona em pessoa e em número, podendo ser: Pessoa: 1ª pessoa (a que fala), 2ª pessoa (aquela para quem se fala) ou 3ª pessoa (aquela de quem se fala ou aquilo de que se fala, quando esse assunto não for nem a 1ª nem a 2ª pessoa). Número: singular ou plural.

Lembre-se de que a terceira pessoa é aquela em que usamos ele, ela, eles e elas, enquanto a primeira é marcada por eu. Por exemplo: não escreva "Eu cheguei à cidade em um dia frio e chuvoso", e sim "Ela chegou à cidade em um dia frio e chuvoso" ou "Alice chegou à cidade em um dia frio e chuvoso".

Como saber se um texto está em primeira ou terceira pessoa? - Narrador na primeira pessoa: é quando o narrador participa ativamente dos fatos narrados, podendo ser ou não ser o protagonista da história. - Narrador na terceira pessoa: nesse caso, o narrador funciona unicamente como um observador da história.

Narrador Observador
Esse tipo de foco narrativo apresenta um texto narrado em 3ª pessoa (ele, eles). É determinado por um narrador que conhece a história e por isso, recebe o nome de “observador”. Nesse caso, o narrador não participe da história e está fora dos fatos, ou seja, ele não é um personagem.

Palavras que indicam posse
Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

ª pessoa: ele/ela, eles/elas). A primeira pessoa, também chamada de falante, locutor ou emissor, é a pessoa que fala, que enuncia o discurso. Em língua portuguesa , a primeira pessoa é representada, no singular, pelos pronomes eu , me , mim e, no plural, pelos pronomes nós , nos , nosco , a gente .

2. ª pessoa: Indica com quem se fala - tu e vós; 3. ª pessoa: Indica de quem se fala - ele e eles.

Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso: quem fala (1.ª pessoa: eu, nós), com quem se fala (2.ª pessoa: tu, vós) e de quem se fala (3.ª pessoa: ele/ela, eles/elas).