Como se fala mandioca na língua indígena?

Perguntado por: lmeireles6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Mandioca (mandióka): “oka” casa de Mani (essa é a que na cultura indígena deu origem à planta).

Mandioca é falado mais em Minas Gerais, São Paulo, no norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste”, adianta. No Nordeste sobressai o uso da expressão macaxeira.

d. Tupi, MANIYUA, “mandioca”.

No Goiás mandioca,mas no Maranhão mandioca não serve pra comer só para fazer farinha e o que se come é macaxeira.

Ela está presente em todas as regiões do país, sendo que no sul do Brasil é chamada pelo nome de mandioca, enquanto no Sudeste é mais conhecida como aipim. Já no Nordeste, ela é famosa pelo nome de macaxeira.

Macaxeira: Aipim na Bahia, mandioca no Sul.

Do tupi tïpï'og (coágulo), a tapioca representa, enfim, uma herança indígena versátil e muito bem aproveitada. Nas primeiras décadas pós-descobrimento, viajantes estrangeiros já registravam a existência dos beijus, preparados pelos índios com a goma da mandioca.

"Pupunha" é oriundo do tupi pu'puña.

No Sul e Sudeste, é mais conhecido como mandioca, sendo que no Rio de Janeiro também é encontrado como aipim. Já no Norte e Nordeste, é macaxeira ou aipim.

Aipim, mandioca, macaxeira...

Palavra vem da junção do nome 'Mani' com 'oca', a moradia dos nativos. A mandioca era um dos principais alimentos dos primeiros habitantes da região que viria a ser o Brasil. A raiz é muitas vezes tratada como o "pão do índio", tamanha a sua importância para aquelas populações.

O pajé de uma aldeia tem um sonho com uma planta desconhecida, e sabe que é uma profecia. Logo depois, nasce Mani, uma menina de pele branca, como nenhum índio jamais tinha visto. A indiazinha morre misteriosamente e, na terra onde é enterrada, nasce uma planta, cuja raiz é tão branca quanto a pele da menina.

Apenas no Paraguai, de 700 a 800 variedades de mandioca (também chamada de aipim ou macaxeira) são cultivadas em 180 mil hectares, rendendo 6 milhões de toneladas de cultura básica.

yuca {f.}