Como se fala estojo no Sul do Brasil?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Conhecido Brasil afora como estojo, em Jaraguá do Sul é chamado de penal. Subindo pelo Planalto Norte de Santa Catarina até Curitiba (PR) também se usa o termo penal.

marmitina | Porto Alegre RS.

Bucica: cadela; “fema” do cachorro.

“Bah”, “tchê”, “mate”, “barbaridade” e “guri” são palavras que (quase) todo mundo conhece e até usam no dia a dia.

Guisado: no Rio Grande do Sul, guisado é o mesmo que carne moída.

Bucica – apelido para cadela.

Caixa ou bolsa de couro, plástico ou outro material, com formato ou divisões apropriados para arrumar ou transportar determinados objectos .

Do guarani pyã (coração). Forma utilizada pelos pais para chamarem carinhosamente seus filhos. Comum no linguajar dos estados do Paraná, em algumas partes de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e sul do estado do Mato Grosso do Sul para identificar uma criança do sexo masculino.

Tchê é interjeição muito utilizada no Rio Grande do Sul. Não há dúvida quanto à sua origem. Vem do espanhol “che” falado na Argentina, Uruguai e Paraguai. O tchê, portanto, é uma variação do “che”, oriundo da forma de grafar em português como ele é pronunciado no espanhol, como se tivesse um”t” e com o “e” fechado (ê).

O chimarrão (ou mate) é uma bebida típica da cultura do sul da América do Sul. O fandango é um típico baile sulista (de origem portuguesa e espanhola), encontrado no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Trago se refere à bebida, geralmente alcoólica.

As pessoas nascidas em Santa Catarina são apelidadas de “barriga-verde” porque, no século XVIII, os soldados do Regimento de Infantaria de Linha da Ilha usavam uma faixa verde sobre a barriga – acessório do uniforme.

9 – Bucica
Significa cachorro (fêmea).

Gírias Gaúchas das ruas:

  • Bah > Oriunda da expressão “bah tchê”, sinônimo de “mas que barbaridade”.
  • Afudê > Legal, bom.
  • Bagual> aí tenho dúvidas se é bom ou ruim. ...
  • Gaudério > pessoa que viaja muito; gaúcho; errante. ...
  • Lomba > ladeira.
  • Matungo > Cavalo velho, ruim, imprestável. ...
  • Baita > grande, um monte.
  • Lancheria > lanchonete.

O sotaque do gaúcho sofre forte influência do espanhol falado pelos vizinhos Platenses e das colonizações alemã e italiana, muito expressivas naquele estado. A principal característica do gauchês, que o distingue do português falado no restante do Brasil, é o uso do tu como pronome, ao invés de você.

Significado de guria: É menina no Rio Grande do Sul.

No aspecto gramatical, uma das características marcantes é o uso do pronome 'tu' em vez de 'você' (diferente do usado em São Paulo), porém com o verbo conjugado na terceira pessoa, como em 'tu ama', 'tu vende', 'tu parte'. No entanto, também é comum ouvir a conjugação do pronome 'tu' de acordo com a norma culta.

Guri é um termo adotado no estado brasileiro do Rio Grande do Sul como sinônimo de "menino", "moleque", "criança" ou "rapaz".

O que é Guria: Menina, moça, mulher jovem.