Como se fala dinheiro no Sul?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Pila (substantivo masculino) é um dos nomes pelo qual é referido coloquialmente o dinheiro no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná.

Você sabe o que significa 'bergamota', 'espraiar' ou 'peleia'? Veja. “Bah”, “tchê”, “mate”, “barbaridade” e “guri” são palavras que (quase) todo mundo conhece e até usam no dia a dia.

O sotaque do Rio Grande do Sul traz o R e o L bem acentuados. O jeito de falar é uma mistura do português com o espanhol — no século 17, a região recebeu padres jesuítas vindos da Espanha.

O dialeto sulista é caracterizado pela harmonia e redução vocálica. Em alguns locais da região Sul é marcado pela pronúncia das consoantes nasais que estão no final de uma sílaba e pronúncia da vogal "e" ao final de palavras quando na maior parte do Brasil pronuncia-se como “i”.

Guaipeca: modo como os gaúchos chamam cachorros, geralmente vira-latas.

Segundo o Dicionário Porto-Alegrês (FISCHER, 1999, p. 211), o termo pila é uma unidade de moeda em Porto Alegre, cuja origem, ou a fixação do uso do termo no sentido de dinheiro, teria algo a ver com Raul Pilla (janeiro de 1892- junho de 1973), político sul-rio-grandense, ardoroso defensor do parlamentarismo.

O sotaque do gaúcho sofre forte influência do espanhol falado pelos vizinhos Platenses e das colonizações alemã e italiana, muito expressivas naquele estado. A principal característica do gauchês, que o distingue do português falado no restante do Brasil, é o uso do tu como pronome, ao invés de você.

[Reg. Rio Grande do Sul] Interjeição de espanto.

1. Bah e Tchê não significam a mesma coisa. O "bah" é quase um suspiro que, dependendo da entonação, serve para externalizar basicamente qualquer sentimento que existe: decepção, alegria, espanto, medo, admiração, raiva. O "tchê" é uma interjeição exclamativa para chamar a atenção de alguém.

O que é bah: Usado mais por gaúchos. Pode expressar tristeza, mal-estar, alívio, surpresa, espanto, dúvida, etc. ... Expressão usada geralmente por Gaúchos do sul do país para designar sentimentos.

Autor do dicionário "gauchês", com palavras faladas pelos gaúchos, conta que a gíria "tri" surgiu do tricampeonato do Brasil na Copa do Mundo de 1970.

- Para tratar uma pessoa de maneira mais respeitosa, é comum usar o você. O "tu" ficou para o dia a dia - completa.

Devido à proximidade do espanhol rioplatense, o pronome já circulava na boca do povo da então Província de São Pedro antes das fronteiras do Estado serem como conhecemos hoje. Depois, os italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul, por também terem tu em seu idioma materno, incorporaram o “tugaúcho com facilidade.

Sim, a linguiça! O salsichão, como é conhecido na região mais ao Sul do Brasil, é uma mão na roda para os bons churrasqueiros. E é também a salvação para os assadores não tão bons assim. Além disso, pode ser servido antes, como aperitivo, enquanto a turma espera o restante da churrascada.

No levantamento mais recente da especialista, as diversas formas de falar nos 27 estados foram avaliadas por pessoas de todo o Brasil, que elegeram o jeito mineiro e baiano de conversar os destaques nacionais em matéria de charme.

marmita. marmitina está em Porto Alegre.

sulista | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Conhecido Brasil afora como estojo, em Jaraguá do Sul é chamado de penal. Subindo pelo Planalto Norte de Santa Catarina até Curitiba (PR) também se usa o termo penal.