Como se extrai a essência da mirra?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

O óleo de mirra é extraído da árvore mirra, como citamos anteriormente. Ele é retirado da árvore por um processo de destilação com o uso de vapores de água. Muitas pessoas costumam fazer óleos essenciais em casa, fazendo infusões de ervas com óleos vegetais ou óleos de boa qualidade.

Como usar a mirra
Assim, quando em forma de tintura, a mirra pode ser usada para fazer bochecho ou gargarejo, enquanto que o óleo essencial pode ser usado para fazer inalação ou ser acrescentado em cremes hidratantes, por exemplo.

O Óleo Essencial de Mirra da NOW possui poderosas propriedades purificantes. Seu uso como remédio natural é milenar. Pode ser utilizado como descongestionante e adstringente. Ele também funciona no processo de cura de feridas, pois tem propriedades antissépticas.

Os métodos de extração mais utilizados atualmente em indústrias e laboratórios são: enfleurage (enfloração), destilação por arraste de vapor d'água, extração com solvente, prensagem, hidrodestilação e extração por dióxido de carbono supercrítico.

Para que seja possível extrair os óleos essenciais, as espécies vegetais escolhidas para compor aromas passam por um processo de destilação. Este processo pode ser feito através da destilação a vapor, a hidrodestilação ou a turbodestilação. O que vai variar é a escala da produção.

As notas de topo são: Elemi, Pimenta Preta, Cardamomo, Coentro Verde, Bergamota e Limão. As notas de coração são: Trigo, Cenoura, Ameixa e Davana. As notas de fundo são: Mirra, Tabaco, Âmbar, Baunilha, Bálsamo-de-Tolu, Fava Tonka, Patchouli, Bálsamo do Peru, Ládano e Cashmeran.

Os estudiosos do assunto afirmam que cada um dos presentes entregues pelos magos a Jesus possuía um significado: Mirra: composto usado no embalsamamento, fazia referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição. Ouro: representava a realeza de Jesus Cristo, ressaltando o fato que ele era o rei dos judeus.

A mirra é a resina extraída de uma planta do género Commiphora, a Commiphora Myrrha. Existem cerca de duzentas plantas do mesmo Género, ainda que só de algumas se extraiam resinas.

Pode ser usada para: dor na garganta, aftas, inflamação na gengiva ou feridas na boca, mas somente pode ser usada para fazer bochecho ou gargarejo e não deve ser ingerida. A mirra era usada pelos egípcios em culto aos deuses, como repelente de insetos e como um importante ingrediente na mumificação.

A mirra é uma planta medicinal com características anti-inflamatórias, antimicrobianas, anti-sépticas, anestésica e adstringente.

O aroma da mirra: o cheiro é quente, apimentado e amargo, com notas esfumaçadas e almiscaradas.

Essencial Mirra foi lançada em 2020. Essencial Mirra foi criado por Verônica Kato, Quentin Bisch e Louise Turner. As notas de topo são: Elemi, Pimenta Rosa, Pimenta Preta e Mandarina. As notas de coração são: Pimenta, Jasmim e Rosa.

Significado simbólico: No Novo Testamento, a mirra costuma estar associada ao ato de embalsamar e ao sepultamento, devido a suas propriedades de conservação (ver João 19:39–40).

A retirada da essência da flor pode ser feita por meio da exposição ao sol, pela exposição à luz da lua ou pela fervura. Em qualquer um dos métodos, colhem-se somente as flores perfeitas e completamente desabrochadas. Elas devem ser cortadas diretamente dentro de uma vasilha de vidro com água.

Os naturais são obtidos exclusivamente mediante métodos físicos, microbiológicos ou enzimáticos, a partir de matérias-primas aromatizantes naturais. Os aromas sintéticos são compostos quimicamente definidos obtidos por processos químicos e incluem os aromas idênticos aos naturais e aromas artificiais.

Para se ter uma ideia, na maioria das espécies, são necessárias mais de 300 quilos de planta para se extrair 1 litro de óleo essencial. Apesar disso, atualmente é óleo essencial mais consumido no mundo.

Mas se, de antemão, você deseja conhecer os benefícios de cada óleo essencial, confira a lista que reunimos abaixo:

  • Lavanda.
  • Eucalipto.
  • Alecrim.
  • Camomila.
  • Limão.
  • Canela.
  • Hortelã

Corte as folhas da hortelã e coloque-as em um frasco, depois é só colocar a água e o álcool. Deixe o frasco repousando em local que pegue sol por duas semanas e, de vez em quando, dê uma mexida no frasco. Depois desse período a essência aromática estará pronta para uso.