Como se explica o campo elétrico?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O campo elétrico é definido como uma grandeza vetorial (possui sentido, direção e módulo) utilizado para medir as interações entre cargas elétricas, que podem ser de atração ou repulsão. Em outras palavras, esse campo é uma espécie de força gerada ao redor das cargas elétricas.

O campo elétrico é uma realidade física com origem em cargas elétricas ou em variações temporais de um campo magnético. No que se segue, apenas será discutido o campo elétrico com origem em cargas estacionárias.

A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo, sendo que a carga do próton é positiva e a do elétron, negativa. A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo.

Um campo é uma grandeza física associada ao espaço onde o valor mensurável da sua intensidade se designa intensidade do campo e define-se classicamente como a força por unidade de carga. Com esta definição o campo representa o módulo da força que atua sobre a unidade de carga em cada ponto do espaço.

Por meio das linhas de força podemos visualizar os casos nos quais há uma força atrativa ou repulsiva entre cargas elétricas: Entre cargas de sinal diferente, a resultante do campo elétrico aponta sempre em direção a outra carga. Com isso, surge a força de atração elétrica.

Um campo elétrico recebe a classificação de uniforme quando suas linhas de força (linhas de campo elétrico) forem retas, paralelas e uniformemente distribuídas. Nessa situação, as superfícies equipotenciais serão planos paralelos entre si, e cada plano é perpendicular às linhas de força, como indicado na figura abaixo.

Cargas elétricas modificam as propriedades elétricas do espaço à sua volta, causando um campo elétrico. Esse campo é que vai interagir com outra carga elétrica, produzindo força de atração ou de repulsão.

A lei de Coulomb é a lei da Física que nos permite calcular a força de interação entre cargas elétricas. De acordo com essa lei, a força elétrica é proporcional ao produto do módulo de duas cargas elétricas, bem como inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

O campo elétrico é mais intenso próximo à carga da esquerda onde existe uma maior densidade de linhas de força. A direção é a tangente as linhas de força. Próximo à carga positiva o campo tem o sentido "para fora da carga" e próximo à carga negativa o campo tem o sentido "para dentro da carga".

II – Certo. Para existir um campo elétrico, basta existir uma carga.

A força elétrica faz com que as cargas de sinais iguais sejam repelidas. A força elétrica é também uma grandeza vetorial, pois apresenta módulo, direção e sentido.

O movimento das cargas elétricas ocorre quando existe uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos, seguindo as cargas do pólo negativo para o pólo positivo. Esta diferença de potencial elétrico é o que cotidianamente chamamos de voltagem, por ser medida em Volts.

Existem dois tipos de cargas elétricas: positivas e negativas. Objetos carregados eletricamente interagem exercendo forças de atração ou repulsão, de acordo com os seguintes princípios básicos: – Cargas elétricas positivas se repelem; – Cargas elétricas negativas se repelem.

Os dois tipos de carga elétrica foram denominados: -carga negativa; -carga positiva. Conclui-se que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e as cargas de sinais opostos se atraem.

Um campo pode ser classificado como um campo escalar, campo vetorial, campo espinoral ou um campo tensorial, a depender da quantidade física representada. Sua forma deve permanecer a mesma ao longo do espaço: um campo não pode assumir um valor vetorial numa posição, e um valor escalar na outra.

Vetor campo elétrico é a região ao redor de uma carga (positiva ou negativa), na qual, ao se colocar um corpo eletrizado, este fica sujeito a uma força elétrica.

A zona rural é de fundamental importância para nossas vidas, pois nela são desenvolvidas as atividades agropecuárias, como o cultivo de vários alimentos (arroz, feijão, frutas, legumes, etc.) e a criação de animais (bois, vacas, porcos, entre outros).

Quando não há cargas pontuais, as linhas não se cruzam, pois isso resultaria em uma ambivalência na direção da força em determinado ponto. A exceção fica por conta dos lugares no espaço onde o campo é nulo, caso em que poderá ocorrer o cruzamento das linhas de campo sem gerar qualquer ambiguidade.

Efeito Térmico – Quando a corrente passa por um condutor, produzindo calor e este condutor se aquece. Campo Magnético – Quando a corrente passa por um condutor e, ao redor dele, se produz um campo magnético, fazendo a corrente se comportar como um ímã.

As linhas de força são linhas imaginárias usadas para facilitar a visualização da direção do campo elétrico criado por uma ou várias cargas elétricas.