Como se estrutura uma frase?

Perguntado por: rguedes7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

A estrutura básica de uma frase é a seguinte: Sujeito + predicado. Exemplo de frases: (a) O João caiu.

De acordo com a sua estrutura e função morfossintática , as frases feitas foram classificadas endossêmica e exossemicamente em cinco classes de palavras, a saber: verbos, substantivos, adjetivos, advérbios e interjeições.

Dividir as orações (com um traço vertical), sempre antes da conjunção, ou a seguir à vírgula, quando a conjunção está no início da frase. Se a conjunção for coordenativa, todas as orações são COORDENADAS e as que têm uma conjunção tomam o nome dessa conjunção.

Bom, não existe uma regra que determine que um parágrafo deva ter uma quantidade exata de frases, tampouco uma regra que estipule seu número de linhas, mesmo porque existem parágrafos que são constituídos por uma única frase.

A Sintaxe é o ramo da Gramática que estuda a estrutura das palavras, frases e períodos que se combinam em enunciados.

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas.

A forma certa como se escreve a palavra é frase, com s. Os dois termos teriam a mesma pronúncia, mas somente o escrito com a letra s na segunda sílaba está certo, de acordo com a gramática portuguesa.

As frases que possuem verbo são geralmente estruturadas a partir de dois elementos essenciais: sujeito e predicado. Isso não significa, no entanto, que tais frases devam ser formadas, no mínimo, por dois vocábulos. Na frase "Saímos", por exemplo, há um sujeito implícito na terminação do verbo: nós.

Como fazer a análise sintática
Antes de fazer a classificação dos termos de uma oração, deve-se observar se ela é verbal ou nominal, pois a análise sintática é feita apenas em frases verbais. Tendo certeza de que trata-se de uma frase verbal, deve-se iniciar o raciocínio lógico pelo período simples.

Na língua portuguesa, as estruturas das palavras se apresentam mais ou menos semelhantes, sendo compostas de alguns elementos: o radical, os afixos, as desinências, as vogais temáticas e as consoantes e vogais de ligação.

Usos do travessão

  1. Discurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: ...
  2. Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

Na Sintaxe, o Período é uma sentença que contenha Frase e Oração; quando há apenas uma oração chamamos de Período Simples e quando possui 2 ou mais, chamamos de Período Composto. Essas orações podem estar relacionadas por Coordenação ou Subordinação e assim podemos entender de fato o que é Período Composto.

Sintaxe é a parte da gramática que estuda a organização dos termos em um período. Esse pode ser simples, quando há um só verbo. Por exemplo: Nise da Silveira foi uma renomada psiquiatra brasileira. Também pode ser composto, quando há mais de um verbo.

Uma frase é qualquer enunciado linguístico que possui um sentido completo. Não é preciso ter um verbo para que exista uma frase, mas ela exige uma pausa pontuada. Além disso, mesmo que a frase seja formada apenas por uma ou duas palavras, é necessário que ela tenha um sentido completo.

Colocado em ordem as palavras de modo a formar uma sentença.

Lógico que ele não deve ser muito extenso e nem muito curto, embora existam parágrafos formados por uma única linha (recurso comum nos textos literários). Mas se você tem muitas dúvidas, três frases para cada parágrafo é um número satisfatório.

O sujeito e o predicado são dois termos essenciais da oração. O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo no enunciado. Já o predicado corresponde ao próprio enunciado feito, composto de verbo, objeto e complementos. Quando a oração apresenta sujeito, o predicado está relacionado a ele.

O parágrafo é um elemento textual com unidade de sentido que serve para dividir e organizar o texto. Para identificá-lo, basta procurar os trechos que iniciam com recuo na margem esquerda e encerram com ponto final. Eles podem se dividir em parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão.

De modo geral, estamos acostumados a pensar o verbo como a palavra que indica uma ação, mas, na verdade, ele pode exprimir também: estado (“Eu estou cansada”); mudança de estado (“Ele se tornou o melhor da turma”); fenômeno da natureza (“Nevou em Gramado”);