Como se escrever a palavra FAIS?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

O correto é escrever FAZ, pois é uma flexão do verbo "fazer".

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele fazou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

O correto é "Hoje faz uma semana que te perdi". Os termos "faz", "faiz" e "faís" não existem na língua portuguesa. Lembre-se que "faz" é a conjugação do verbo "fazer". Existe uma dúvida muito comum sobre o uso do verbo "fazer" com sentido de tempo decorrido sobre se o verbo deve concordar ou não com o tempo que passou.

O mesmo que: realiza, constrói, elabora, cria, equivale, percorre, constitui, prepara, gera.

O verbo fazer, quando utilizado para dar ideia de tempo transcorrido, é impessoal. Impessoal quer dizer que ele não tem sujeito com quem concordar e, consequentemente, deve ser empregado SEMPRE no singular. Sendo assim, está errado conjugar o verbo de acordo com o plural “exigido” na oração.

Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.

A forma correta é: “FAZ DUAS semanas que choveu”. É que, quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, deve ficar sempre no singular, segundo a gramática.

Diferença entre “faz” e “fazem”
A forma verbal "faz" é usada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo do verbo “fazer”, neste caso, o correto é "ele faz" ou "ela faz". Já a forma verbal "fazem" é usada na terceira pessoa do plural, isto é, "elas fazem" e "eles fazem".

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

Aonde ou onde: Qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

A forma correta é meio-dia e meia. Meia é um adjetivo e está no género feminino porque concorda com o nome feminino hora, que não é expresso mas está implícito: – Vou almoçar ao meio-dia e meia [hora].

MENAS não existe. Use sempre MENOS: “Vieram MENOS pessoas que o esperado”; “Isso é de MENOS importância”. 3. MESMO ou MESMA?

Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.

2 realiza, exerce, executa, efetua, efetiva, empreende, pratica, comete, desempenha, presta, consuma, formaliza, calcula, perpetra.

Significado de Faz-tudo
substantivo masculino e feminino Pessoa que desenvolve diversos ofícios, tarefas ou funções. Alguém capaz de reparar diversos objetos, nomeadamente, os que abrangem o uso doméstico e que possuam algum tipo de defeito. Pode se referir ao local onde esses reparos são feitos.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.