Como se escreve xote ou Chote?

Perguntado por: ipilar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Xote é um ritmo musical dançante executado por diversos cantores e conjuntos de forró. É um ritmo muito tocado nas festas juninas em diversos estados do Nordeste brasileiro.

O xote de carreirinha (ou xote-carreirinho) é comum no Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por uma “corridinha” ou “resvalada” dos pares numa certa direção. É interessante observar que essa coreografia corresponde exatamente às danças que os colonos alemães chamam de Ritsch Polk.

O xote é uma dança de salão, semelhante à polca, mas com andamento mais lento. Surgiu na Alemanha e se espalhou pela Europa chegando ao Brasil em meados do século XIX, onde animava os salões aristocráticos.

* Chota é homófono de xota, que o Dicionário Houaiss (2009) regista como palavra grosseira (tabuísmo) usada no Brasil para designar a vagina.

O ritmo xote nasceu na Alemanha, com o termo “Schottisch”, que significa “escocesa”, referindo-se à dança polca escocesa. Em meados de 1851, chegou ao Brasil através de José Maria Toussaint e, logo, tornou-se muito apreciado pela elite no período do Segundo Reinado.

As mulheres normalmente trajam saias amplas ou vestidos com a cintura franzida. Os homens optam pelas calças tradicionais ou de jeans, acompanhadas por camisas de manga comprida, bem coloridas e estampadas. As músicas são tocadas em rabecas ou violas, junto com o pandeiro e o triângulo, e vocalizadas por uma banda.

O ritmo possui andamento médio para lento. O xote é pautado normalmente em compasso dois por dois. E possui repertório consagrado em tonalidade – maior e menor.

O "xote" (Schotinch) tem sua origem na mais famosa dança folclórica da Escócia que conquistou a Europa. Trazido para o Brasil pelos colonizadores, espalhou-se do Rio Grande do Sul - onde coincidiu com a difusão da gaita - ao Nordeste - executada ao som das sanfonas.

O Xote Baião é uma banda sergipana que cativa o público sergipano desde o ano da sua fundação e dessa vez não foi diferente. Comparecendo ao Forró Caju pela 13ª, o show tirou os forrozeiros do chão, pôs todo mundo para dançar agarradinho o tradicional pé-de-serra e, claro, fez a multidão quebrar o caranguejo.

O xote tornou-se um dos símbolos do Nordeste do Brasil, e também da região Sul, chamando-o de xote gaúcho. O xote acabou se tornando um misto de ritmos, como a salsa, a rumba e o mambo, e é muito dançada em todo o Brasil.

Um dos ritmos do forró, o xaxado surgiu em Pernambuco na segunda década do século 20, executada originalmente apenas por figurantes masculinos. É possível que remonte aos gritos de guerra dos cangaceiros e que tenha sido difundido no Nordeste brasileiro pelo bando de Virgulino Ferreira, o Lampião.

Siriri

Siriri. O siriri é uma dança folclórica dos estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Em geral, a manifestação integra festas tradicionais e festejos religiosos da região Centro-Oeste.

O forró é dançado em pares em posição de abraço fechado, com os parceiros de frente um para o outro, usando contato corporal total ou parcial. Dependendo do estilo de música tocada - baião, xote, xaxado, forró universitário ou eletrônico - a maneira de dançar também é alterada.

O Marmolejo é uma montanha vulcânica composta por uma grande estrutura, gerado por grandes erupções ocorridas a mais de 2 milhões de anos. Suas paredes superam 2000 metros, o que podemos ver pela sua parede Norte que cai desde seu cume.

Bico. Essa é uma daquelas palavras que não devem ser ditas de forma alguma a uma pessoa estranha. Isso porque em Portugal, "bico" não diz respeito à boca de pessoas e animais, mas quer dizer sexo oral.

Significado de pisada: quando alguem faz algo que não deveria ter sido feito.

O gênero musical que toma conta das festividades juninas engloba outros ritmos, como o baião, o xote, e o xaxado. Mas você sabe a diferença entre eles? O xote é um ritmo mais lento, para se dançar a dois, de origem alemã, mas que se radicou no Nordeste e mistura os passos de valsa e de polca.