Como se escreve você não compareceu à reunião porque?

Perguntado por: anovaes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Resposta: Oiee, vamos lá!! B)Você não compareceu a reunião POR QUÊ? C) Os caminhos PORQUÊ percorremos são tortuosos. D) POR QUE não desiste dessa aventura maluca?

Usamos PORQUE (junto e sem acento circunflexo) quando introduzimos uma explicação e uma causa. Possui valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”. Em suma: Usamos Por que e por quê em perguntas, o primeiro, no início e no meio e, o segundo, com acento, no final e sozinho.

Substituição do “porque”
Pode ser substituído por palavras como “pois”, “como”, ou pelas expressões “para que”, “já que”, “visto que” e “uma vez que”. Confira.

Porque: normalmente usado em respostas. Exemplo: "A festa acabou porque houve uma grande confusão." Porquê: tem valor de substantivo e aparece acompanhado de determinanto (um artigo, por exemplo). Exemplo: "Queria saber o porquê de sua tristeza para poder ajudá-lo."

Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas. Você veio até aqui porque não conseguiu telefonar? Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova.

"Porque" junto
O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.

Visando encontrar a causa e não os sintomas dos problemas, a técnica dos 5 porquês busca eliminar o conteúdo superficial e chegar no centro do problema: a sua real causa. Dessa forma, o método consiste em perguntar cinco vezes “por quê?”, sendo que o porquê seguinte sempre faz relação com a causa do anterior.

5ª dica: Início de frase
Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

A palavra “como”, dependendo do contexto, pode ser sinônimo de “por exemplo”. Ou seja, é comum utilizarmos essas duas possibilidades, juntas ou separadas, e ambas estão corretas. Da mesma forma, a expressão “como exemplo” também está correta, pois nela o “por” foi substituído pelo “como”.

Significado de Por que
locução adverbial Por qual razão, motivo: por que ele ainda não chegou?[Gramática] Numa pergunta, busca saber a causa, o motivo, a razão de; geralmente apresentado no início de uma frase ou da oração.

2 - Usa-se por quê: Escrito assim, separado e com acento circunflexo, o por quê deve ser empregado: - Quando a expressão aparecer em final de frase ou sozinha (lembrando que essa forma conservará o sentido de por qual motivo/por qual razão): Viajar de ônibus, por quê?

Vamos a uma explicação rápida do uso dos porquês: “por que” é usado no início de interrogações, no meio de frases interrogativas indiretas ou em afirmativas, substituindo (“pelo qual” e seus derivantes); “por quê” é utilizado no final da frase e pode ser substituído por “por qual razão”; já o “porque” nós usamos quando ...

Por quanto indica quantidade ou valor, sendo sinônima de: por que quantidade ou por que valor. Porquanto indica uma explicação ou causa, sendo sinônima de: porque, visto que, dado que,… Por quanto é uma expressão que indica quantidade ou valor, sendo formada pela preposição por e pelo pronome indefinido quanto.

O por que, escrito separado e sem acento, é utilizado para fazer uma pergunta (interrogativo) ou como ligação de termos dentro de uma oração. Ele geralmente aparece no início ou no meio das frases e expressa uma dúvida.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

Por que: use em frases interrogativas nas quais ele possa ser substituído por “pelo qual” e suas variações. Por quê: use sempre no final de uma frase interrogativa. Porque: use em respostas. Porquê: use como substantivo, quando tiver o sentido de motivo ou razão.