Como se escreve vinhemos ou viemos?

Perguntado por: ocapelo . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Usamos “vimos”, quando se trata de ação presente; e “viemos” quando é uma ação passada. “Ontem, viemos aqui e não o encontramos, por isso, hoje, vimos novamente”.

Sim, depende do tempo a que nos referimos. A forma VIMOS é do presente do indicativo. Por exemplo: “VIMOS, por meio desta, solicitar..." (o verbo VIR está na 1ª pessoa do plural, no presente do indicativo);

9 sinônimos de viemos para 1 sentido da palavra viemos: Marcamos presença: 1 estamos, assistimos, presenciamos, visitamos, apresentamo-nos, comparecemos, vamos, aparecemos, mostramo-nos.

Quem somos, de onde viemos e para onde vamos? Somos quem julguemos ser, ou quem nos julgam ser, viemos de um lugar com qual não nos recordamos e vamos para onde queremos ir, ou ficamos onde estamos. Refletindo sobre a vida nos esquecemos de viver, se bem que hoje em dia o mínimo que conseguimos é sobreviver.

Vim é a forma conjugada do verbo vir na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: Ontem, eu vim de carro para o trabalho. Eu vim cedo para ver como você está.

Viermos vem do verbo vir. O mesmo que: entendermos, voltarmos, tornarmos, regressarmos, acudirmos, emanarmos, derivarmos, surgirmos, comparecermos.

O verbo ver é precedido da partícula “se” ou “quando” e tem terminação em “ir” na primeira pessoa: quando eu vir, quando tu vires, quando ele/ela vir, quando nós virmos, quando vós virdes, quando eles/elas virem.

Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”. “Quando você vir Diogo, peça-lhe para que me ligue, pois preciso falar com ele.”

E o plural de “venho”? Vamos lá: “venho” é forma da primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "vir". Nesse tempo, temos as seguintes flexões: “eu venho, tu vens, ele vem, nós vimos, vós vindes, eles vêm”. Como se vê, o plural de “venho” é “vimos”.

Venhamos vem do verbo vir. O mesmo que: entendamos, voltemos, tornemos, regressemos, acudamos, emanemos, derivemos, surjamos, compareçamos.

Víamos vem do verbo ver. O mesmo que: assistíamos, fitávamos, mirávamos, observávamos, olhávamos, presenciávamos, testemunhávamos, enxergávamos, avistávamos.

2 além disso, ainda, mais, além do mais, ademais, inclusive, até, junto, juntamente, conjuntamente, outrossim.Exemplo: Ela disse que alugou um apartamento no centro da cidade e também um carro para poder se deslocar livremente.

No momento em que vivemos, entender de onde viemos para saber como chegamos aqui é mais do que necessário. Quem sabe assim poderemos superar nossas heranças complicadas, vencer o presente ruim e arriscar um futuro melhor.

Resposta: Viemos de nossos pais, somos todos seres humanos e para onde vamos não temos algo confirmado mas cada um tem sua teoria ou crença.

Para o antropólogo Munanga esse tipo de questionamento é bem complexo, pois eles se referem a existência do próprio homem. Quando o homem compreende sua própria existência ele consegue se definir, o problema é que isso acontece com um longo processo de auto-conhecimento.

Futuro do Presente: virei, virás, virá, viremos, vireis, virão. Futuro do Pretérito: viria, virias, viria, viríamos, viríeis, viriam.

Conjugação do verbo: ir

  1. Presente. eu. vou. tu. vais. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. ia. tu. ias. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. irei. tu. irás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. vá que tu. vás. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. for. se tu. fores. se ele/ ela/ você ...
  6. Pessoal. eu. ir. tu. ires. ele/ ela/ você ...
  7. eu. iria. tu. irias. ele/ ela/ você iria.

E aí, vocês acham que a forma correta é qual: “VAMOS SE VER” ou “VAMOS NOS VER”? Como o sujeito do verbo “vamos” é “nós” – ele só não está escrito, mas está subentendido na mensagem –, o pronome adequado para se empregar aqui é “nos”, e não “se”.

Pode vim ou pode vir
Levando em consideração as regras apresentadas, fica fácil entender o jeito correto. Sempre utilize a forma “pode vir”.