Como se escreve um artigo?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Basicamente, você escreve a introdução, na qual apresenta o tema-problema, inclui as seções, trechos e intertítulos do seu texto; por fim, inclui o CTA de acordo com os direcionamentos da pauta. Note que, nessa etapa, ainda não é necessário elaborar fielmente cada um desses trechos, nem mesmo redigir nessa ordem.

Como a escrita científica deve ser (ou características de uma escrita científica)

  1. Ser clara e precisa. Bom, seja claro, assertivo e preciso. ...
  2. Não usar advérbios e adjetivos. ...
  3. Usar linguagem pessoal. ...
  4. Ter os verbos no tempo certo. ...
  5. Não ser rebuscada. ...
  6. Seguir uma estrutura básica.

Estrutura do Artigo Científico

  1. Título.
  2. Autor (es)
  3. Epígrafe (facultativa)
  4. Resumo e Abstract.
  5. Palavras-chave;
  6. Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão),
  7. Referências.

15 páginas

1. O artigo científico completo deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Confira as opções:

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

Artigos são palavras que acompanham os substantivos, indicando o seu número (singular ou plural) e o seu gênero (masculino ou feminino). Podem ser classificados em artigos definidos e indefinidos. Artigos definidos determinam os substantivos: o garoto. Artigos indefinidos indeterminam os substantivos: um garoto.

Artigo Científico. Normas. A introdução deve incluir contextualização, relevância e justificativa da pesquisa, fundamentada em referências relacionadas ao objetivo do artigo, descrição do problema, objetivo geral e contribuições. A introdução não deverá possuir registros de resultados ou conclusões.

O início e o que deve constar na Introdução
No tópico da Introdução você deverá apresentar seu tema de forma direta e contextualizar o leitor. Como dissemos anteriormente, um artigo científico é um texto mais compacto, a introdução não deve se alongar muito. Na introdução, escreva sobre o método da sua pesquisa.

Os artigos deverão ser impressos em papel A4, com margens esquerda e superior de 3cm, margens direita e inferior de 2cm, fonte Arial ou Time New Roman, tamanho 12pt para títulos e texto, 10pt para citações diretas e longas e notas de rodapé. Artigos dispensam folha de rosto ou capa.

Estruturando seu artigo

  • Introdução.
  • Materiais e Métodos.
  • Resultados.
  • Discussão e Conclusões.

O artigo científico deverá conter entre 13 e 15 laudas, impreterivelmente, considerando-se o número que constar no canto superior direito da última lauda do artigo.

Unidade, coerência, ênfase e clareza na forma de se expressar são elementos essenciais no texto. Recursos como imagens, gráficos, estatísticas, e tabelas são considerados ilustrativos. Podem ser distribuídos generosamente com as devidas fontes citadas nas notas de rodapé.

O desenvolvimento, por sua vez, é considerado pela ABNT NBR 14724 (2005, p. 6) como “a parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto”.

Na primeira página devem aparecer os seguintes itens:
No caso de resenha: a) título do livro resenhado, nome do autor e informações de catalogação do livro; b) nome completo do(s) autor(es) da resenha; e-mail do(s) autor(es); em rodapé deve constar a instituição onde o(s) autor(es) trabalha(m) e/ou estuda(m).

Formatação. A ABNT recomenda de 3 a 5 palavras-chave para os trabalhos acadêmicos. As palavras-chave são grafadas com inicial minúscula (com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos), separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto.

Serão permitidos até quatro (4) autores por Artigo Científico.