Como se escreve todas as Terças-feiras?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

No plural, variam os dois elementos: segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras.

Sempre que houver frequência, a expressão temporal será sinalizada com a preposição A, ou seja, "às segundas-feiras", "às quartas-feiras", "aos sábados" etc. Além disso, ocorreu crase porque a preposição fundiu-se ao artigo feminino.

No caso, "quinta-feira" é um substantivo, e pode ficar no singular ou no plural. Escrever "toda quinta-feira" ou "todas as quintas-feiras" é uma questão de estilo, pois as duas formas estão corretas.

Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”. A ausência do acento indicador de crase ocorre em virtude da correlação de elementos sem determinante.

a) Use no texto, de preferência, a forma completa: segunda-feira, quarta-feira. Nos títulos, se necessário, recorra à abreviada: segunda, quarta. No plural, variam os dois elementos: segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras.

Justificativa: Não ocorre a crase porque não há artigo definido.

Nos textos, use a forma completa: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira. Não esqueça o hífen. Os dois termos vão para o plural: segundas-feiras, sextas-feiras. Em títulos, quando necessário, pode-se usar a forma reduzida: segunda, terça, quinta.

#3 A grafia dos dias da semana continua sem feita com o uso do hífen. Exemplo: Segunda-feira, terça-feira, quarta-feira.

Na tua pergunta, quando escreves “DAS 8h”, fica claro que o artigo está presente (das é formado pela preposição de mais o artigo as); conseqüentemente, antes de 12h ele também deverá estar: “DAS 8h ÀS 12h” — com acento indicativo de crase.

Na indicação do intervalo de tempo que decorre de segunda-feira até sexta-feira, a forma correta de escrita é de segunda a sexta, sem crase.
...
Exemplos com de segunda a sexta

  1. Eu trabalho no escritório de segunda a sexta.
  2. A clínica está aberta de segunda a sexta.
  3. Visite a exposição de segunda a sexta.

Jamais crase diante de sábado e de domingo. Exemplo: a loja estará aberta da segunda-feira à sexta-feira. OU A loja estará aberta de segunda-feira a sexta-feira.

Está correto? Sim, está correto. Havendo uma sequência pertencente a uma única ideia (-feira/-feira), não é necessária a sua repetição no enunciado.

A alternativa correta sobre a palavra com a escrita correta do plural é a Alternativa 1 (quinta-feira – quintas-feiras).

Suprimir o hífen – "quarta e quinta feiras" – não se afigura possível, porque se trata de compostos, e não de formações sintagmáticas de adjetivo numeral + nome.

Não se usa crase se antes das horas há a preposição "após". g) Não haverá transporte das 9h às 10h. Na indicação de horário, sempre usamos crase. As exceções são apenas para os casos em que as preposições "após, desde, entre, para" antecede as horas.

4) No caso da consulta: a) - o nome feminino é sexta-feira; b) - um correspondente masculino é sábado; c) - substituindo-se o feminino por um correspondente masculino, tem-se a seguinte expressão: "De segunda a sábado" (e não ao sábado); d) - se não aparece ao no masculino, então não há crase no feminino.