Como se escreve todas as Segundas-feiras?

Perguntado por: odorneles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Tanto a forma singular (segunda-feira) como a forma plural (segundas-feiras), nesse contexto, têm o mesmo sentido: «todas as segundas-feiras», razão pela qual é facultativo o uso de uma ou de outra forma.

Está correto? Sim, está correto. Havendo uma sequência pertencente a uma única ideia (-feira/-feira), não é necessária a sua repetição no enunciado.

O enunciado, para manter a semântica contextual, deve estar no presente do indicativo: toda terça temos feijoada, e lá aparece o cliente numa terça-feira (todas as terças-feiras) com a certeza de que vai encontrar o tão-esperado prato típico.

Ou seja: toda quinta-feira, sem o artigo definido, como aparece no pé desta nota e no aviso aqui à direita da tela, significa “todas as quintas-feiras”. Já toda a quinta-feira, com artigo definido, refere-se à totalidade de um único dia e quer dizer “ao longo de (determinada) quinta-feira”.

Quintas-feiras é o plural de quinta-feira. O mesmo que: quintas.

Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”. A ausência do acento indicador de crase ocorre em virtude da correlação de elementos sem determinante.

A crase só ocorre antes de palavras femininas no plural quando a sua forma também estiver no plural. Pois, assim, ocorre a contração entre a preposição a e o artigo definido feminino a. Ex: 1. Em julho eu pretendo ir às festas de São João.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Nos textos, use a forma completa: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira. Não esqueça o hífen. Os dois termos vão para o plural: segundas-feiras, sextas-feiras. Em títulos, quando necessário, pode-se usar a forma reduzida: segunda, terça, quinta.

O plural de quarta-feira é quartas-feiras. Mas também podemos empregar o singular para significar o plural: por exemplo, «o consultório do estomatologista, em Vila Nova, só funciona à quarta-feira.» Cf.

O hífen é utilizado nas palavras compostas por justaposição (radicais que se juntam sem que haja alteração fonética) sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma unidade com significado próprio. Exemplos: couve-flor, ano-luz, arco-íris, decreto-lei, sexta-feira.

Justificativa: Não ocorre a crase porque não há artigo definido.

Origens dos dias da semana em inglês

  1. Tuesday (terça-feira)
  2. Wednesday (quarta-feira)
  3. Thursday (quinta-feira)
  4. Friday (sexta-feira)
  5. Sábado e domingo em inglês.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

A alternativa correta sobre a palavra com a escrita correta do plural é a Alternativa 1 (quinta-feira – quintas-feiras).

Suprimir o hífen – "quarta e quinta feiras" – não se afigura possível, porque se trata de compostos, e não de formações sintagmáticas de adjetivo numeral + nome.

Use o qual se o pronome for antecedido de preposição com mais de uma sílaba. Se não for, prefira que: O livro de que lhe falei está esgotado. O livro sobre o qual lhe falei está esgotado. O público perante o qual se pronunciou manteve-se indiferente.

Plural: amores-perfeitos.