Como se escreve todas as Quintas-feiras?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Ou seja: toda quinta-feira, sem o artigo definido, como aparece no pé desta nota e no aviso aqui à direita da tela, significa “todas as quintas-feiras”. Já toda a quinta-feira, com artigo definido, refere-se à totalidade de um único dia e quer dizer “ao longo de (determinada) quinta-feira”.

O plural de quinta-feira é quintas-feiras, com os dois elementos no plural.

Sempre que houver frequência, a expressão temporal será sinalizada com a preposição A, ou seja, "às segundas-feiras", "às quartas-feiras", "aos sábados" etc. Além disso, ocorreu crase porque a preposição fundiu-se ao artigo feminino.

Está correto? Sim, está correto. Havendo uma sequência pertencente a uma única ideia (-feira/-feira), não é necessária a sua repetição no enunciado.

Nos textos, use a forma completa: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira. Não esqueça o hífen. Os dois termos vão para o plural: segundas-feiras, sextas-feiras. Em títulos, quando necessário, pode-se usar a forma reduzida: segunda, terça, quinta.

A alternativa correta sobre a palavra com a escrita correta do plural é a Alternativa 1 (quinta-feira – quintas-feiras).

Suprimir o hífen – "quarta e quinta feiras" – não se afigura possível, porque se trata de compostos, e não de formações sintagmáticas de adjetivo numeral + nome.

Prova disso é que antes de segunda-feira, usamos somente a preposição “de”. Se houvesse um artigo para definir o dia da semana, deveríamos usar “da” (preposição “de” + artigo “a”). Só haverá crase quando definirmos os dias da semana.

Justificativa: Não ocorre a crase porque não há artigo definido.

A melhor abreviatura de horas é simplesmente “h”, sem ponto e sem registrar o “s” para indicar o plural: 15h, 19h, 10h15min. (ou 10h15).

Ou seja, “Das 8h às 18h” – com acento indicativo de crase. Caso algum felizardo comece a trabalhar às 8h e encerre a labuta às 18h, essa, portanto, será a única maneira correta de escrever.

Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”.

Crase antes de datas
Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.

Jamais crase diante de sábado e de domingo. Exemplo: a loja estará aberta da segunda-feira à sexta-feira. OU A loja estará aberta de segunda-feira a sexta-feira.

Levando isso em consideração, quando um substantivo composto é formado por palavras flexionáveis e variáveis (substantivos, adjetivos, numerais, pronomes), a regra para a formação do respectivo plural diz que todas as palavras serão flexionadas. Dessa forma, segunda-feira no plural é segundas-feiras.

O hífen é utilizado nas palavras compostas por justaposição (radicais que se juntam sem que haja alteração fonética) sem elementos de ligação, cujos elementos formam uma unidade com significado próprio. Exemplos: couve-flor, ano-luz, arco-íris, decreto-lei, sexta-feira.

Use o qual se o pronome for antecedido de preposição com mais de uma sílaba. Se não for, prefira que: O livro de que lhe falei está esgotado. O livro sobre o qual lhe falei está esgotado. O público perante o qual se pronunciou manteve-se indiferente.

Nota: O atual Acordo Ortográfico afirma também que os dias da semana deverão ser escritos com letra minúscula e não com letra maiúscula.
...
Segunda-feira e o Acordo Ortográfico

  1. segunda-feira;
  2. terça-feira;
  3. quarta-feira;
  4. quinta-feira;
  5. sexta-feira.