Como se escreve tensionar?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Tensionar vem de "tensão", significando "estar sob tensão". Como por exemplo: a corda de um cabo-de-guerra fica tensionada (sob tensão). Por outro lado, "tencionar" vem de "tenção", significando "planejar" ou "projetar".

Tensionar, escrito com "s", tem o sentido de imprimir força ou realizar esforço para deixar algo estendido ou retesado. Exemplos: "a corda ficou tão tensionada que se rompeu", "o corredor tensionou a musculatura das pernas". Tensão é o substantivo relacionado a esse verbo.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

1 distendido, entesado, esticado, estirado, hirto, inteiriçado, puxado, retesado, reteso, teso. Muito preocupado: 2 angustiado, ansioso, apreensivo, estressado, nervoso, preocupado, sobrecarregado.

Significado de Tensa
adjetivo Em estado de tensão; numa situação muito complicada; preocupada: a aluna estava tensa com a prova. Que apresenta ansiedade; ansioso: estava tensa pela sua chegada. Excessivamente absorvida; compenetrada. Etimologia (origem da palavra tensa).

adjetivo Preocupado; em situação difícil; em estado de tensão. Ansioso; que está sob o efeito de tensão.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Tornar(-se) lapso ou frouxo; afrouxar(-se), desapertar(-se), lassear(-se): Relaxar o nó de uma corda. O arame que segurava o quadro relaxou-se e ele caiu. 2 Descansar, abandonando-se; repousar: Relaxei sobre a prancha de madeira.

A tensão muscular é aquele incômodo ou dor causados pelo excesso de tônus muscular. É uma contração excessiva de um músculo, que leva à dores no local, dificultando o movimento e até mesmo o relaxamento após o momento de estresse.

Elemento que significa sal ou relativo a sal (ex.: halimetria).

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

1 à medida que, à proporção que, conforme, ao mesmo tempo, enquanto, durante o tempo em que.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”. Os pronomes relativos variáveis são: “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”, “cujo”, “cuja”, “cujos”, “cujas”, “quanto”, “quanta”, “quantos”, “quantas”.

O contrário de tenso é: 1. distenso, flexível, afrouxado, relaxado, lasso.

O contrário de tensão é: 1. amolecer, afrouxamento, relaxamento, distensão.

Significado de Tensos
Tensos é o plural de tenso.

A forma correta é tensão e significa «pressão»: – Pressão arterial. Tenção significa «intenção; propósito».

A tensão muscular é muito comum em momentos que os hormônios do stress são liberados no corpo, isso pode causar dor e incômodo. A tensão geralmente atinge o corpo todo, mas as áreas mais afetadas são os ombros e o pescoço. Um bom alongamento pode ajudar a minimizar esse desconforto.

Muitas vezes podem ser situações momentâneas onde algo inesperado ocorre como por exemplo mudanças. Alterações de rotina pode deixar as pessoas tensas pois costuma envolver alguma incerteza. Mudanças de chefia, de residência, de relacionamento, de escola por exemplo, podem oferecer algum nervosismo.

Irritabilidade. A irritabilidade também é um sintoma comumente apresentado em pessoas que estão sofrendo com tensão emocional. Esse é, inconscientemente, um mecanismo de defesa de nosso organismo, que aumenta a nossa agressividade para nos proteger de situações de perigo – e a tensão emocional é vista dessa maneira.

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. Tanto o estresse de curto quanto o de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo.