Como se escreve super interessante na nova ortografia?

Perguntado por: lbotelho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Na famosa revista está grafada a palavra Super- acima de -interessante. Dado o desconto por tratar-se de um nome, uma marca, deve-se chamar a atenção: a palavra superinteressante escreve-se sem hífen. E, portanto, não teria essa divisão silábica, mas esta: su-pe-rin-te-res-san-te.

Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.

*Exceções: Não se usa o hífen em algumas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo.

A forma correta é SUPERINDICO, superindicou. O ABC da Língua Culta resume: SUPER é um prefixo. Indica 'excesso; aumento; posição acima, em cima ou por cima; superioridade; em seguida. Vem acompanhado de hífen só antes de h ou r: super-homem, super-realidade, etc.

Ex: Super-homem, super-herói, super-habilidade, super-requintado, super-real, super-resistente, etc. Nos demais casos, não há hífen. Ex: Supersalário, superbactéria, superfaturado, supermercado, superlotado, supermãe, superaquecido, etc.

Palavras como Pariz, inglez, commercio, telegramma, commissão, assumptos, anniversarios mantinham a grafia antiga. Diante da irritação de intelectuais com a revogação do acordo, as regras aprovadas em 1931 acabaram sendo homologadas em 1938, mas só foram implantadas em 1941.

O que é e quando usar o hífen?

  1. unir palavras compostas;
  2. juntar pronomes oblíquos e algumas formas verbais representadas por mesóclise e ênclise;
  3. separar as sílabas de um dado vocábulo;
  4. ligar algumas palavras precedidas de prefixos.

Não são raros os vocábulos que com o tempo sofreram alteração de significado.

  • Almofadinha. Além do diminutivo de almofada, a palavra passou a designar pejorativamente o homem que se veste com muito requinte. ...
  • Aquário e piscina. ...
  • Armário. ...
  • Autópsia. ...
  • Barbeiro. ...
  • Brigadeiro. ...
  • Emboscada.

Palavras oxítonas que terminam em éu, ói, óis, éis e éus não perderam os acentos.

ALÉM, AQUÉM, BEM, EX, SUPER, PÓS, PRÉ, PRÓ, RECÉM, SEM, SOTA, SOTO, VICE e VIZO sempre exigem hífen. Exemplos: Recém-formado / além-túmulo / super-homem / ex-namorado / vice-diretor.

O prefixo ex- tem origem latina e exprime as ideias de separação, afastamento. O substantivo que lhe segue indica aquilo que alguém foi mas já não é. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é ex-marido, com hífen.

O novo acordo ortográfico foi realizado em 2009, com prazo de adaptação até 2012, e visa uniformizar e aproximar a gramática entre os 9 países que têm a Língua Portuguesa como língua oficial. As mudanças consistem principalmente na acentuação, uso no hífen, uso do trema e no alfabeto, exemplificadas a seguir.

A forma certa de se escrever é dia a dia, sem hífen. Por exemplo: “A lista de presença é atualizada dia a dia”. “Dia-a-dia”, com hífen, deixou de ser usado quando o Novo Acordo da Língua Portuguesa se tornou obrigatório em 2016 e simplificou o uso da locução.

Este s pluraliza todo o composto, e não apenas o último elemento (ao qual o s está agregado). Por isso, embora pareça um pouco estranha, a forma correcta do plural de faz-tudo é faz-tudos, aliás, tal como está atestado no próprio Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências.

1 acima, em cima, sobre, supra. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Prefixo que indica excesso: 2 em excesso, em demasia, de mais, excessivamente, extremamente, ultra.

Significado de Super
Etimologia (origem da palavra super). Do latim super "sobre, acima".

Exprime a noção de posição superior, excesso, proeminência. Nota: É seguido de hífen quando o segundo elemento começa por h ou r (ex.: super-homem, super-rápido). Confrontar: súper.

Super-educado - Busca - Dicio, Dicionário Online de Português.