Como se escreve sujeito ou sugeito?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

O sujeito é um termo essencial da oração, podendo ser simples, composto, implícito ou indeterminado. O sujeito pode ser pessoa, coisa ou animal que pratica ou sofre a ação verbal. Sujeito é um termo essencial da oração, aquele sobre o qual se declara alguma coisa.

1. Dependente de algo ou alguém: competição sujeita às condições climáticas. 3. Passível de algo: viagem sujeita a contratempos.

Significado de Sujeito
[Figurado] Que obedece sem se opor; dócil, cativo, dominado: sentimentos sujeitos aos caprichos dela.

O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.

O sujeito pode aparecer na frase antes ou depois do predicado, sendo mais comum vir antes. A partir da sua identificação também torna-se possível saber qual termo é o núcleo do sujeito. Também é comum referir-se ao sujeito na Literatura, por meio do eu-lírico ou sujeito poético.

O pronome “quem” que representa a pessoa que pratica a ação contida no verbo é o próprio sujeito deste. Observe a seguinte frase: – João fez isso.

Tipos de sujeito

  1. Sujeito simples. Quando o verbo principal de uma frase faz referência a um sujeito de núcleo único, temos um sujeito simples. ...
  2. Sujeito composto. ...
  3. Sujeito oculto ou sujeito desinencial. ...
  4. Sujeito determinado. ...
  5. Sujeito indeterminado. ...
  6. Sujeito inexistente (oração sem sujeito)

O sujeito é o elemento que pratica ou sofre a ação expressa pelo verbo de uma frase. Para identificá-lo, basta fazermos uma pergunta sobre tal ação; observe: “O ajudante da loja correu muito com o veículo.”

1 cara, indivíduo, pessoa, homem, personagem, cidadão, elemento, tipo, ser, fulano, beltrano. Exemplo: Não conheço aquele sujeito de lugar nenhum!

Esta palavra não deve ser usada a nível cuidado da língua, nomeadamente em textos públicos. Gramaticalmente, a palavra sujeito é do género masculino, mas pode ser aplicada em relação a pessoas do género masculino ou feminino.

1 acorrentar, ocupar, dominar, subjugar, reduzir, adstringir, algemar, apremar, atrelar, avassalar, cercear, coagir, coibir, compelir, condenar, condicionar, constranger, conter, disciplinar, encabrestar, escravizar, forçar, humilhar, impelir, imperar, infligir, intimidar, jugular, jungir, limitar, obrigar, oprimir, ...

O pronome relativo quem, quando introduz uma oração dependente, se torna sujeito dessa oração. Logo é obrigatória a concordância em pessoa e número entre o verbo e o sujeito ao qual está ligado.

nome masculino
(Feminino: sujeita.)

O sujeito simples ocorre quando o verbo da frase faz referência a um único núcleo do sujeito. Apesar de o sujeito da frase ser “os homens”, seu núcleo (palavra principal e mais importante) é um só: “homens”.

2. "PRECISA-SE ou PRECISAM-SE de operários?" O certo é "PRECISA-SE de operários". Neste caso, a partícula "SE" tem a função de tornar o sujeito indeterminado.

O sujeito é o termo da oração que realiza ou sofre alguma ação. Todos os elementos da frase se referem ao sujeito, sendo ele um dos elementos principais de uma frase. Tem também a função de determinar o verbo.

Quando usar o mim? O mim é utilizado para substituir um substantivo na frase e exerce a função de objeto indireto. O mim será sempre acompanhado de preposições (a, até, de, com, para, por, em, sem, entre, contra, sob, sobre, etc.). Aqui, vale ressaltar que o mim não conjuga verbo.

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração.

Sujeito simples é aquele que apresenta apenas um núcleo. Para identificar o núcleo de um sujeito, é preciso localizar a palavra principal desse sujeito. Ela pode ser um substantivo, um termo substantivado ou um pronome.

Continuar lendo QUEM como sujeito?