Como se escreve sub etapa?

Perguntado por: ochaves9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

subetapa - Tradução em português – Linguee.

Isso significa que, diante de palavras começadas por qualquer letra diferente de “h”, “b” e “r”, devemos escrever sem hífen. Exs: subaquático, subemprego, subeditor, subitem, subchefe, subprefeitura, subsolo, subsecretário…

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.

De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

prefixo. Elemento designativo de inferioridade, substituição, aproximação.

“Sob” é sinônimo de “abaixo de”, “protegido por”, “submetido a” e “por efeito de”.

2 à sombra de, ao abrigo de. Segundo: 3 conforme, de acordo com, em conformidade com, segundo.

Significado de Subprefeito
substantivo masculino Funccionário immediato a prefeito ou que o substitue. Etimologia (origem da palavra subprefeito). Do latim subpraefectus.

Subprocurador-geral da República.

A. sf. [F.: sub - + atividade.]

Significado de Subelemento
substantivo masculino Elemento secundário. Etimologia (origem da palavra subelemento). Sub + elemento.

Denominamos subleito o terreno de fundação preparado para receber a estrada de ferro, também denominada Via Permanente.

O hífen é sinal gráfico ( - ) empregado principalmente para unir elementos de palavras compostas, verbos a pronomes oblíquos, encadeamentos de palavras e para indicar partição de sílabas de um vocábulo. É sempre usado sem espaços antes ou depois.

Em geral, locuções substantivas, adjetivas, adverbiais, entre outras, não pedem o uso de hífen. Ex.: fim de semana, café com leite, dia a dia. Importante: Há exceções específicas, como as locuções água-de-colônia e cor-de-rosa.

Ficou na dúvida? Como se diz no futebol, a regra é clara: em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, em termos que se unem dando origem a um novo significado, o uso do hífen é obrigatório. Dessa forma, GUARDA-CHUVA, com hífen, é a grafia correta.

*Exceções: Não se usa o hífen em algumas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo.

Em palavras compostas por espécies botânicas e zoológicas: couve-flor, bem-te-vi, bem-me-quer, eva-do-chá, abóbora-menina, erva-doce, feijão-verde. 3. Nos compostos com elementos além, aquém, recém e sem: além-mar, recém-nascido, sem-número, recém-casado, aquém-fiar, etc.

Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.

Quando usar hífen?

  1. Usa-se hífen com os prefixos EX, SEM, ALÉM, AQUÉM, RECÉM, PÓS, PRÉ, PRÓ. ...
  2. O hífen é indispensável, também, quando o prefixo termina com a mesma vogal que inicia a palavra. ...
  3. O mesmo vale para os casos em que o prefixo se encerra com a mesma consoante que inicia a palavra.

depreciativo conjunto de pessoas consideradas inferiores, desprezíveis, etc.

O que é Sub-conteúdos:
Diz-se dos conteúdos que não são principais, mais também são abordados em determinada situação.