Como se escreve sirene ou Cirene?

Perguntado por: oibrahim . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

sirene s.f. Sereia. Instrumento que emite sons agudos e estridentes, usado para dar alarma, abrir caminho no tráfego para as...

Uma sirene é um dispositivo de fazer barulho alto utilizada para fazer soar alarmes sonoros. As sirenes da defesa civil são montadas em locais fixos e utilizadas para alertar sobre desastres naturais ou ataques.

Criada como instrumento musical no fim do século 18 pelo escocês Josh Robinson, a sirene foi aprimorada e batizada pelo francês Charles Cagniard de la Tour em 1819(6). No Reino Unido, o som de sirenes só foi incorporado pelos bombeiros em 1964.

África

Cirene foi fundada em aproximadamente 630 a.C., sendo a primeira pólis grega a instalar-se no Norte da África. Ficava localizada onde hoje se encontra a cidade de Shahat, na região oriental da Líbia, a 10 km da costa.

Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dispositivos de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente são restritos a veículos de socorro de incêndio e salvamento, de polícia e de fiscalização e operação de trânsito.

É importante notar que, tecnicamente, não há distinção entre os sons individuais mas sim, existem sons diferentes reconhecíveis e várias autoridades já se debateram se “nee-nah” ou “woo-woo” deveria ser a sirene de polícia a ser utilizada com maior frequência.

Também conhecido como tinido, acufeno ou, simplesmente, zumbido no ouvido, o Tinnitus pode ser definido como uma ilusão auditiva. Ou seja, o indivíduo ouve um barulho, mas o som não é de nenhuma fonte externa. Isso ocorre porque há uma alteração na atividade dos núcleos cerebrais da audição.

“Ao ouvir a sirene, seja da polícia, do bombeiro ou de qualquer órgão de socorro, é preciso reduzir a velocidade para identificar de onde está vindo. Se vir da retaguarda do condutor, procurar estacionar ou ir para a faixa da direita, para que o veículo de socorro possa passar pela esquerda.

Uso irregular de sirene e giroflex é infração grave e pode render até apreensão do carro.

O Cabeça da Sirene é uma lenda de uma entidade mumificada cuja cabeça, como o nome sugere, consiste em um grande pedaço de madeira que funciona como um “pescoço” para suportar duas sirenes e normalmente habita em florestas.

Fraquezas Físicas: Nenhuma notável. Fraquezas Psicológicas: Nenhuma notável.

Para a Defesa Civil, o toque da sirene é importante para garantir que nenhuma pessoa que possa ter atravessado a zona de autossalvamento, mesmo com todos os alertas, permaneça na área de risco.

Durante o trajeto até o cume do monte do Calvário, Jesus carregou a cruz com muita dificuldade, e em dado momento, sentindo-se fatigado, caiu ao chão, vencido pelo cansaço.

Simão cireneu foi o homem que carregou a cruz de Jesus em parte do caminho até o Gólgota. Muitas vezes ele é designado como “Simão cirineu”, mas a designação correta é “cireneu”.

Rufo ("Vermelho") foi um cristão do primeiro século mencionado em Marcos 15:21:9 com seu irmão Alexandre, cujo pai "Simão, um Cireneu" foi obrigado a ajudar a carregar a cruz que o Senhor Jesus Cristo foi crucificado.

Os Evangelhos destacam que quando Jesus estava sendo conduzido para ser crucificado, carregando uma pesada cruz, sobre seus frágeis ombros, foi o Mestre ajudado por “tal Simão, o Cireneu”.

Calvário

O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado, é o principal ponto de peregrinação em Israel.

A cruz e os cravos nas mãos
A informação mais aceita pelos historiadores e teólogos é que Jesus tenha carregado apenas a parte horizontal da cruz, chamada de “patibulum”, que pesava cerca de 27 quilogramas.

As sirenes motorizadas consistem em um cilindro contendo uma fenda que é acionado por motor ou rotor, que gira dentro de uma caixa com ranhuras. O ar então é puxado através do centro do rotor e é expulso através das ranhuras na caixa gerando o som.