Como se escreve se não?

Perguntado por: amota . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Se você pretende usar um sinônimo para “exceto”, “do contrário”, “a não ser”, “porém” ou “problema”, o correto é utilizar a palavra “senão”. Mas se você está iniciando uma oração subordinada adverbial condicional, causal ou temporal, o certo é escrever “se não”.

- senão vejamos / senão, vejamos: vírgula opcional; em vez de mostrar o contrário – como poderia parecer –, a expressão leva a uma confirmação do que foi anteriormente enunciado: A Lei 2.445/88 é enumerativa e não taxativa.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

A expressão “se não” é composta por uma conjunção condicional (“se”) e por um advérbio de negação (“não”). Assim, é uma expressão usada para indicar a negação de uma condição, podendo ser substituída por “caso não”.

O «se» coloca-se depois do verbo (posição enclítica), quando pertence a uma oração principal ou independente na forma afirmativa: «Recomenda-se a substituição», «Diz-se que vai chover», «Eles casaram-se», «Ele feriu-se».

Plural: nãos. Ver também resposta às dúvidas: não- e uso de não- como elemento prefixal.

4 desnecessário, inútil, supérfluo, dispensável, prescindível. Que está parado, sem uso: 5 parado, paralisado, livre, vago.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

EM RESUMO, sempre devemos utilizar a virgula após a saudação, veja abaixo: Bom dia, Fulano. Boa tarde, Fulano. Olá, Fulano....

Observe: Mal é advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom.

No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. Portanto: a + onde = aonde.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

"O que é o luto, se não o amor que perdura?", refletiu um dos super-heróis da Marvel em WandaVision. Pareceu apropriado que o universo cinematográfico de ação e superpoderes se voltasse à dor da perda e à reflexão sobre a morte em meio à maior pandemia do século.

Significado de Se
Indica indeterminação; algo ou alguém indefinido: ainda não se sabe o resultado? conjunção Introduz uma oração com sentido adicional ao da oração principal: não tinha certeza se ele chegaria. Partindo de alguma coisa; caso: se você conseguir dizer, tentarei entender!

[Brasil, Informal] Expressão usada para se dirigir a alguém, geralmente como provocação (ex.: qual é, vai sair da frente ou não?). Ser pessoa importante e de valia.

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se''
Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante. Nas gramáticas, ainda um tanto presas ao padrão lusitano, a próclise está ligada a determinados tipos de ocorrência sintática, os chamados “fatores de próclise”.

Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.

1. Exprime afirmação, consentimento, anuência. 2. Acção de dizer sim; consentimento.

Expressão de espanto, surpresa.