Como se escreve pus de machucado?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

A palavra puz, com z, está errada. Pus, enquanto verbo, é a forma conjugada do verbo pôr na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: eu pus. Enquanto substantivo, se refere a um líquido amarelado que se forma em feridas e infecções.

Nas formas verbais de PÔR, o som “zê” é escrito sempre com “s”: Eu pus, tu puseste, ele pôs, pusemos, puseram, pusesse, pusera, pusermos, puserem...

Na verdade, o pus é o resultado final da ação das nossas células de defesa, os glóbulos brancos, contra as bactérias que estão causando a infecção.

A saída de pus ou de secreção amarelada é forte indicador que o ferimento está infectado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção.

Assim que a infecção começa, seu sistema imunológico reage tentando combatê-la com o envio de glóbulos brancos para a área afetada. Esses glóbulos brancos se desgastam e morrem com o tempo, junto com o tecido lesionado, formando esse resíduo que conhecemos como pus.

Não aperte o machucado.
Ainda que isso pareça expulsar a secreção alojada ali, é uma prática perigosa, que pode fazer com que o pus acabe “descendo” e ficando ainda mais complicado de ser acessado. Além disso, é possível que o corte acabe se abrindo ainda mais e facilite a piora da infecção.

Não é recomendado tentar espremer e estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros lugares do corpo. O tratamento é baseado em antibióticos que atuam contra as bactérias. Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura.

A coleção de pus, se não tratada, evolui para necrose tecidual e pode acarretar diversas complicações e atingir outras estruturas vizinhas! Toda infecção que nos atinge, desde leve ou gravíssima, circula em nossa corrente sanguínea. Por isso o tratamento e eliminação da causa da infecção é de caráter urgente.

A forma correta de escrita da palavra é pus, com s.

Um panarício é uma inflamação nos dedos junto às unhas, por vezes com formação de pus. Saiba o que a provoca e como se trata. O panarício é uma inflamação supurativa (por vezes com formação de pus), da pele e tecidos moles dos dedos das mãos ou dos pés.

Pus é uma secreção de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente malcheirosa, produzida em consequência de um processo de infecção bacteriana extracelular e constituída por glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, bactérias, proteínas, e elementos orgânicos.

Se ainda há enduramento, é preciso fazer bastante compressa de água morna para amolecer, além disso você precisa procurar um Ps para avaliar a necessidade de antibioticoterapia.

Sintomas de infecção
Ligue para o seu médico ao primeiro sinal de infecção, como por exemplo, se ocorrer: Secreção amarelada, amarelo-esverdeada ou uma secreção com mau cheiro saindo de dentro da ferida. Piora da dor, inchaço ou vermelhidão na ferida ou na região em torno dela. Alguma mudança na cor ou tamanho da ...

O tratamento do abscesso deve ser feito pelo clínico geral, cirurgião ou dermatologista, que pode indicar o uso de compressas quentes, para drenar o pus quando o abscesso é pequeno, uso de antibióticos para eliminar a bactéria ou drenagem cirúrgica, no caso do abscesso ser grande e causar dor e febre alta.

Os principais sintomas de uma lesão infectada são: secreção amarelada ou com mau cheiro saindo da ferida; agravamento da dor, vermelhidão e inchaço local; mudanças no tamanho e na cor do ferimento e em alguns casos, febre. O tratamento dependerá do tipo do ferimento do paciente.

  1. Utilize curativos. O uso de curativos em feridas inflamadas é importante porque evitará as contaminações. ...
  2. Mantenha o local limpo. Um ponto importante para o tratamento de feridas inflamadas é a limpeza adequada do local. ...
  3. Cuide da alimentação e hidratação do corpo. ...
  4. Busque tratamento especializado.