Como se escreve proteico na nova ortografia?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:proteico.

Sin.: albumina, matéria ou substância proteica e proteído.

São produtos com predominância de proteínas, hidrolisadas ou não, em sua composição. Formulados com o intuito de aumentar a ingestão deste nutriente ou complementar a dieta, cujas necessidades proteicas não estejam sendo satisfatoriamente supridas pela qualidade ou quantidade alimentar.

A palavra “proteínas” é acentuada, pois é uma paroxítona terminada em ditongo.

Abreviatura: PVT. ETIMOLOGIA alem Protein, via fr protéine.

A palavra proteína vem da palavra grega "proteios", que significa "de primeira ordem de importância" e é vital para os processos da vida. As proteínas são compostas de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre (cisteína e metionina são aminoácidos que contêm enxofre).

proteico (adjetivo) -

Quando existe na urina uma quantidade acima do normal de proteína chamamos de proteinúria. A presença de proteína na urina indica sim uma anormalidade, porém pode ocorrer em adultos que não estejam doentes.

As proteínas estão presentes nos mais variados alimentos, principalmente carnes, leite e ovos. As carnes destacam-se pelo seu alto valor de proteínas. A carne de galinha, por exemplo, é composta por 20% de proteínas. Os ovos, por sua vez, são constituídos de 11,8% de proteínas.

goiaba

A goiaba é considerada a fruta mais rica em proteínas. Isso porque com uma xícara — o que equivale a 200 g ou a uma porção — é possível obter, em média, 4,2 g de proteínas.

“Para começar, as hemoglobinas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue, são constituídas por proteínas. Além disso, as proteínas também organizam o nosso sistema imunitário, pois estão presentes nas células de defesa.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Nem toda enzima é uma proteína, pois existem as ribozimas, que, diferente dos demais catalisadores biológicos, não são moléculas proteicas. A maioria das enzimas são proteínas, mas existem enzimas que n são constituído por proteínas, as ribozimas.

A diferença entre um polipeptídeo e uma proteína é a massa molecular. Com uma massa molecular abaixo de 10.000 temos um polipeptídeo, acima de 10.000 temos uma proteína.

Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.

As estruturas das proteínas podem ser primárias (principal), secundárias, terciárias ou quaternárias, que resultam de ligações entre moléculas ou em partes da molécula.

Os aminoácidos como unidades básicas das proteínas
Todas as proteínas estão constituídas a partir dos mesmos 20 tipos de aminoácidos, unidos por ligações peptídicas, variando nas diferentes proteínas tão somente o número e a sequência dos aminoácidos.

Fontes de proteína

  • Carne de boi.
  • Frango.
  • Peixe.
  • Leite.
  • Ovos.
  • Queijos.

As proteínas determinam a forma e a estrutura das células e coordenam quase todos os processos vitais. As funções das proteínas são específicas a cada uma delas e permitem às células manter sua integridade, defender-se de agentes externos, reparar danos, controlar e regular funções celulares, etc.