Como se escreve prezado no plural?

Perguntado por: hvargas . Última atualização: 23 de maio de 2023
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Prezados é o plural de prezado. O mesmo que: amados, asseados, benquistos, caros, cuidadosos, estimados, queridos.

Há 3 possibilidades de pontuação após o vocativo:
Prezado Senhor, [com vírgula]; Prezado Senhor: [com dois pontos]; e. Prezado Senhor [sem nada: versão moderna, mais limpa e econômica].

É simples: comece pelo nome da pessoa a quem a mensagem é dirigida, acompanhado ou não dos adjetivos Prezado(a) (ou Prezado Sr./Prezada Srª) ou Caro(a) (ou Caro Sr./Cara Srª), dependendo do maior ou do menor grau de intimidade que houver entre você e seu destinatário, bem como do grau de formalidade de sua mensagem.

Existem tantas outras introduções realmente formais como "Prezado Sr/Sra...", "Sr/Sra...", "Dr....", "Meritíssimo", "Caro Sr/Sra..." Finalizando a correspondência, também formal, usa-se "atenciosamente", "cordialmente", "respeitosamente", etc.

Comece sempre se referindo ao destinatário com palavras respeitosas. Boas opções são: Prezado ou prezada.

10 sinônimos de prezados para 2 sentidos da palavra prezados: Muito querido e estimado: 1 ricos, amados, queridos, estimados, caros, benquistos, diletos.

Evite começar com “oi” ou “olá”, a não ser que conheça o destinatário e saiba que ele estará confortável com essa saudação. Comece o e-mail com “Caro [nome]”, “Prezado [nome]”, “Senhor [nome]” ou “Senhora [nome]”.

Em prezados, não pode haver vírgula, porque este sinal serve essencialmente para separar, e entre prezados e amigos não há separação, porque o conjunto dos dois forma uma unidade: prezados concorda com amigos.

Senhor, senhora, senhorita (Sr., Sr.ª, Srta.) - Usados em tratamentos formais e respeitosos, quando existe um maior distanciamento entre os locutores.

Há três possibilidades de uso do vocativo em ofícios e cartas comerciais no aspecto da pontuação: Prezado Senhor, [com vírgula] Prezado Senhor: [com dois-pontos] Prezado Senhor [sem nada: versão moderna, mais limpa e econômica]. Naturalmente, em correspondência de cunho particular, dita a regra quem escreve.

Conceitos básicos de um e-mail formal

  1. Ser claro e objetivo. A objetividade nunca deve ser confundida com grosseria. ...
  2. Ser cordial e agradável. O uso de uma linguagem afável faz com que o leitor dê mais atenção ao que lê. ...
  3. Ter boa escrita. ...
  4. Usar comunicação adequada. ...
  5. Respeitar a hierarquia ou a relação.

Não deixe de cumprimentar
Alguns exemplos são “Nome da Pessoa, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, “Caro Nome da Pessoa, boa noite!”, sempre utilizando vírgula após o nome para isolar o vocativo.

Inicie o texto da carta de apresentação com a invocação, que pode ser: “Prezado recrutador”, “Estimado empregador” ou “Aos cuidados do recrutador da [Nome da empresa]”. Caso saiba o nome de quem lerá o documento, você pode se referir à pessoa pelo nome: “Prezado(a) Senhor(a) [Nome do recrutador],”.

Clicar em “Novo email”; Indique nos campos CC e BCC os destinatários, usando os contatos; Escreva o conteúdo da mensagem; Clique em Enviar.

Algumas saudações comuns são "Prezado/a" e "Caro/a", seguidas do nome do destinatário. Muitas vezes, pode haver uma referência à posição ou à profissão da pessoa, como "Dr(a)." ou "Diretor (a)". Em contextos menos formais, não há problema em saudar o destinatário com um "Olá" ou um "Bom dia".