Como se escreve pois é na gíria?

Perguntado por: sassis5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Expressão usada para mostrar confirmação ou resignação. Exemplo de uso da palavra Pois é: Que chuva chata! Pois é!

PSE: Sigla para "pois é". Serve para concordar com algo que foi dito. Por exemplo: "- Começaram as liquidações de inverno.

Lê-se como se fosse uma só palavra, com o s intervocálico a valer de z que é o seu valor normal nesta posição: pois é = *poisé /poizé/. A outra pronúncia, que ainda é infantil ou animada, não é dialectal.

Voltando a «pois é», esta expressão constitui, segundo o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, uma exclamação «que indica confirmação ou marca indiferença» (nos exemplos seguintes A e B simbolizam dois interlocutores):

pois

  • portanto, logo, por conseguinte, em vista disso.
  • então; nesse caso.
  • porque, visto que, porquanto.

A sigla pse no WhatsApp pode ser interpretada como o termo “pois é”, que geralmente é utilizado para expressar uma confirmação, ou então elaborar uma explicação curta dentro de uma frase.

Exprime afirmação, consentimento, anuência. 2. Acção de dizer sim; consentimento.

1 porque, visto que, uma vez que, que, dado que, pois que, já que, em razão de, porquanto.Exemplo: Não esperem por mim, pois chegarei tarde.

A sigla MB pode ter dois significados. O primeiro é “Meu Bem”, em frases em que a pessoa se refere a você de forma carinhosa. Já a segunda interpretação é "my bad", que significa algo como "erro meu!" A gíria é uma abreviação da palavra "parceiro".

Pois não é uma maneira cortez de responder, simplesmente sim. O termo expressa a anuência ou disponibilidade de fazer alguma coisa, ou tomar alguma atitude. Pois não, é a contração da expressão “pois não havia de”.

Morfologicamente, pois é um conector conclusivo ou explicativo — na gramática tradicional é classificado como conjunção — e é um advérbio que significa «sim, claro, evidentemente».

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Na ligação de ORAÇÕES COORDENADAS, se o POIS vier depois do verbo da oração coordenada sindética, ele será CONCLUSIVO e a oração, por sua vez, será uma oração coordenada sindética conclusiva. Esse POIS é equivalente a ENTÃO ou a PORTANTO. Ex.: João está chorando; está, POIS, triste.

Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase. As reticências também podem indicar uma ação que ainda não terminou, além de transmitir sentimentos como dúvidas, surpresas, hesitações, suspense etc.

Pois é classificado como uma conjunção coordenativa, que pode ter valor explicativo ou conclusivo. Como tal, esta conjunção deverá ser utilizada no início da oração coordenada, porque desempenha precisamente a função de conector, isto é, a de ligar duas orações.

7 equivale, corresponde, representa, iguala-se, equipara-se.

1) A conjunção "POIS": a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando." b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.