Como se escreve pizza em português?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Daí que o Vocabulário da Academia Brasileira de Letras registe, sem aportuguesamento, o italiano pizza.

pizza substantivo (plural: pizzas)—
I love pizza, whereas my sister prefers pasta. — Eu amo pizza, enquanto minha irmã prefere massa. I like to eat pizza from time to time.

Pizza é escrita com um Z duplo porque é da língua Italiana. O nome é originário do italiano antigo, onde era conhecido como 'pitza'. Com o passar do tempo, o nome sofreu uma leve alteração para se tornar 'pizza'. Assim, a forma de escrita foi preservada na língua portuguesa.

italianos

As pessoas acreditam que esse prato surgiu na Itália, pois foram os italianos que acrescentaram as variações de sabores e introduziram o molho de tomate e o queijo muçarela como base da massa. Além disso, foi em Nápoles, em 1830, que surgiu a primeira pizzaria conhecida, a Antica Pizzeria Port'Alba.

Como você viu, a pizza portuguesa é uma homenagem à criatividade de imigrantes portugueses que chegaram ao Brasil e elaboraram uma pizza com ingredientes característicos de seu país, disponíveis nas padarias que trabalhavam. Deste então essa iguaria está enraizada e presente em nossa cultura.

TikTok. por que pizza começa com p e não com n. porque pizza começa com p. se começasse com n ia ser missa.

Porém, alguns compostos perderam a noção de composição e passaram a ser escritos aglutinadamente: girassol, madressilva, pontapé, paraquedas, paraquedista, mandachuva.

pizinha

pizinha | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

la pizza. (Nada de traduções automáticas!)

Pix is an informal way of spelling pics meaning 'photographs' or 'films'.

dumpling filled with shredded chicken.

Quando usar Z

  1. 1 - Substantivos abstratos oriundos de adjetivos e com os sufixos -ez e -eza. ...
  2. 2 - Palavras derivadas que têm Z no radical. ...
  3. 3 - Palavras derivadas com sufixos -zal, -zeiro, -zinho, -zinha, -zita, -zito. ...
  4. 4 - Palavras com os sufixos -ização em substantivos e -izar em verbos.

O grafema s representa principalmente o som s. Contudo, assume a pronúncia z quando aparece no meio das palavras entre duas vogais: casa, mesa, liso, desânimo.

O fonema /ts/, no italiano, evoluiu a partir do /t/, do latim clássico, quando era seguido por /i/. Assim, por convenção, os italianos abandonaram de vez a junção “ti”, adotando o “z”, algo que era raro na literatura latina.

São Paulo é a

São Paulo é a cidade que mais consome pizza no Brasil e a segunda colocada no mundo inteiro. De acordo com a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil, o País produz aproximadamente 1 milhão de pizzas por dia e o Estado de São Paulo é responsável por consumir mais da metade desse total estimado: 572 mil.

Talvez o melhor aportuguesamento seja "píteça". É mais de acordo com a pronúncia. Em Portugal o caso parece resolvido com piza (Porto Editora).

A pizza chegou ao Brasil no século XIX por meio de imigrantes italianos. A primeira pizzaria do Brasil foi montada pelo pizzaiolo italiano Carmino Corvino. Em 1910, o chef abriu a Cantina Santa Genoveva, no bairro paulistano conhecido como Brás.

pizza {feminino}
pizza {f.}

Os sabores originais são apenas quatro e devem conter exatamente estes ingredientes, primando pela qualidade. Marinara (Napolitana): o molho de tomate, azeite de oliva, orégano e alho. Margherita: tomate, azeite de oliva, queijo mozzarella e manjericão.