Como se escreve per?

Perguntado por: lsampaio . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 13 votos

per per. 1. [Antigo] Forma antiga da preposição por, usado ainda na locução de per si. 2.

pó 2. Estado particular de um corpo ou substância reduzida a pequeníssimas partículas (ex.: chocolate em pó; pó de talco).

"Pra", "pro", "pras" e "pros" são contrações de "para a", "para o", "para as" e "para os". Ao escrever, devemos optar pela forma "para", exceto em textos especiais (letra de música, poemas, frase de publicidade, cartas pessoais, e-mails), onde podemos usar o “pra” se quisermos. Na fala, aceita-se o uso da forma "pra".

1 por si só, por si, por si mesmo, por si próprio, em si mesmo, intrinsecamente, espontaneamente. Exemplo: O depoimento demonstra per se a gravidade da situação.

Pay-per-view (PPV) é uma modalidade de transmissão de televisão por assinatura que permite ao usuário adquirir direitos para assistir eventos ao vivo ou vídeos sob demanda. O nome, tradução literal da palavra em língua inglesa, significa “pague-por-visualização”.

O PET (Positron Emission Tomography) avalia o metabolismo das estruturas analisadas, como ossos, músculos, órgãos e tumores. Revela alterações no metabolismo celular, que podem ser ou não suspeitas da presença de um tumor.

O PER designa o Price Earning Ratio, ou seja, o rácio entre o preço (cotação) e o lucro por ação. Podemos expressar o PER através da seguinte equação: Preço / (Resultados Líquidos / número de ações).

Per mede taxas e preços. Já o for é uma preposição que muitas vezes é traduzida como "para" na língua portuguesa.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

  • pormenor. post. potencialidade. polarização. portfólio. porção. polarizar. posteridade. ...
  • poça. porca. polimorfo. portento. poderoso. pormenorizar. postiça. porcaria. ...
  • politizar. pouca. pocilga. poroso. polígono. postigo. porco. ...
  • pouquinho. poção. portinhola. policiar. podeis. pontiagudo. portão. ...
  • poer. polaco. polarda. pousio. pontuação. porcelana. porteira.

1. Exprime a noção de momento posterior (ex.: pós-data, pós-laboral). 2. Exprime a noção de localização ou espaço posterior (ex.: pós-palato).

No entanto, a grande diferença entre para mim e para eu está no momento de empregar cada um desses termos. Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.

Quando tivermos um termo intercalado antes de “para”, devemos utilizar a vírgula: Larissa viajou, apressadamente, para a Espanha. Eles retornarão, pacientemente, para a casa. Ela saiu, apressadamente e ansiosamente, para ir ao médico.

Porque = Usado nas respostas. Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas.