Como se escreve Parabéns a todos os envolvidos?

Perguntado por: ovasconcelos5 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Parabéns a todos os envolvidos!

A forma correta é “desejo um feliz Natal a todos“, sem crase.

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

As formas TODOS OS e TODAS AS são usadas sempre que:
Todas as respostas estão erradas. Todos os candidatos foram aprovados.

Nos exemplos que propõe, penso que é mais frequente e mais correcto o uso da preposição "para". Assim: "Bom dia para todos / para ti."

Seguindo essa linha de raciocínio, é correto escrever-se "Parabéns às mamães" ou "homenagem às mamães". Quem presta homenagem, presta homenagem a alguém.

Outro erro comum é "Parabéns à você" (novamente, o correto é sem o acento indicador de crase). "'Você' não pede artigo. 'Eu gosto de você', eu não 'gosto da você'. Não há artigo antes de 'você'", afirma o professor.

e Acabaram de me perguntar se a frase Deus abençoe possui o acento grave indicativo de crase a resposta é não porque primeiro verbo abençoar é um verbo transitivo direto que abençoa abençoa alguém em segundo lugar Este a que aparece aí. é um pronome não é um artigo não é uma preposição. é o pronome.

Feliz Natal! Como se diz feliz Natal a todos ou para todos? Então, você já percebeu que antes de 'todos' não há crase, pois se trata de um substantivo masculino seguido de uma preposição. Logo a forma correta é: ex: Desejo um feliz Natal a todos.

"BOA NOITE A TODOS" ou "BOA NOITE À TODOS"? Não há crase (mesmo quando o pronome estiver no feminino). BOA NOITE A TODOS! BOA NOITE A TODAS!

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

A forma correta de escrita é agradecemos a todos de acordo com a Gramática Portuguesa. Ou seja, é escrito sem acento grave em “a” ( sem crase ). Na expressão agradecemos a todos a palavra “todos” é um pronome indefinido plural e significa todas as pessoas.

A forma correta de escrita da expressão é a Deus, sem acento indicador de crase. A expressão à Deus, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes da palavra Deus porque Deus é um substantivo masculino e nunca ocorre crase antes de substantivos masculinos.

Segundo essas normas, basta que haja um elemento masculino para que o plural seja masculino. Ao nos referirmos a um coletivo em que haja pelo menos uma pessoa do gênero masculino, escrevemos: 'Nossas saudações a todos'.