Como se escreve Page ou pajé?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

1. Brasil ETNOGRAFIA nas comunidades indígenas, espécie de sacerdote, feiticeiro e curandeiro, que realiza os rituais mágicos de cura e adivinhação, invoca e controla espíritos, etc.

substantivo masculino Índio responsável pela realização e condução dos rituais mágicos de cura, nas sociedades em que o tupi-guarani serve como base linguística.

A pajelança é uma manifestação religiosa voltada para o tratamento de doenças físicas e espirituais, que engloba elementos do catolicismo popular, tambor de mina e das culturas indígenas.

Tem, como sinonímia, os termos: xamã, manda-chuva, benzedor e curandeiro.

3 curandeiro, feiticeiro.

Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.

Um índio exerce a função do pajé ou xamã não pela imposição, mas como quase tudo que transcorre entre o povo indígena da Amazônia, esta função é por reconhecimento de seus iguais. Só seu povo pode dar a condição a um pajé de ter essa posição social.

Enquanto o cacique tem uma função mais ligada à organização e comando da tribo, o pajé é considerado um sacerdote. O pajé é o curandeiro e conhecedor de rituais ligados aos deuses indígenas.

Pajés é o plural de pajé.

O pajé, conhecido internacionalmente como Sapaim e por vários trabalhos de cura espiritual, está em visita pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Oxítonas com sílaba tônica terminada em vogal tônica -a, -e e -o, seguidas ou não de -s, são acentuadas. Exemplos: pajé vocês.

Ou seja, pajé e xamã significam, na prática, a mesma coisa. Além de liderar os rituais sagrados, os pajés podem assumir o papel de médicos ou sacerdotes, fazendo o uso de plantas para fins medicinais ou invocação de entidades.

Assim como nasceram os homens, nasceram os pajés. Estes são escolhidos pelas forças da natureza. Os mamaés (espíritos) poderosos, que brincam ao redor da aldeia, os visitam em sonhos e os levam ao universo mágico da cura e da magia. Desde muito jovens, são escolhidos e seu destino selado pelos mamaés.

Cacique Raoni, como é conhecido, talvez seja o líder indígena mais famoso do país. Nascido em 1930, no Mato Grosso, ele pertence ao povo Kayapó.

CACIQUE E PAJÉ, NOMES DIFERENTES, FUNÇÕES DIFERENTES
Muito confundidos pelas culturas não-indígenas, os caciques e pajés tem funções diferentes em uma aldeia indígena. O papel dos pajés é trazer as curas através dos espíritos protetores e transmitir o conhecimento e a sabedoria dos antepassados.

Religião Indígena
Em seus rituais, normalmente panteístas (que acreditam que a natureza e o divino estão conectados), reverenciam os ancestrais, os elementos, as plantas, animais e os seres mitológicos.

Oxítonas: palavras cuja última sílaba é tônica. Exemplos: Pará, pajé, além etc. Paroxítonas: palavras cuja penúltima sílaba é tônica.

[Brasil] Menino ou rapaz que faz parte de um cortejo de casamento.

Lua e as Marés
Para os tupis-guaranis, a Lua (Jaxi, em guarani), principal regente da vida marinha, é considerada do sexo masculino, o irmão mais novo do Sol.

Para os índios, o sol era uma pessoa e se chamava Kuandú.