Como se escreve Oh dó?

Perguntado por: agois . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

O correto é O DÓ, porque a palavra é masculina, e não feminina.

Quanto à classe de palavra, Oh é uma interjeição de desejo ou de alegria, e Ó é uma interjeição de invocação. Sintacticamente, Ó integra um vocativo: «Ó Paulo, chega-me a caneta.»

A diferença entre “oh” e “ó” é simples: a primeira exprime espanto, admiração. A segunda usa-se no discurso directo e exprime chamamento, quando pretendemos interpelar alguém directamente. Assim, mesmo numa frase como “Oh, meu Deus!”, devemos usar a primeira, pois não estamos propriamente a falar com Deus.

Significado de Dom
substantivo masculino Qualidade inata, natural; aptidão, talento: tem o dom da pintura. Aptidão natural para algo ruim; tinha o dom de ser chato! Presente oferecido por alguém; dádiva. [Religião] Graça que se recebe de um santo ou entidade espiritual.

1 Sentimento de pena que se nutre em relação a alguém, a algo ou a si mesmo; compaixão, comiseração, lástima. 2 Muita tristeza, mágoa em relação a alguém, a algo ou a si mesmo; pesar.

Enunciando corretamente a vogal O
Da mesma forma que acontece com o E, no final das palavras a letra O não tem o som aberto de um ó ou ô. Sempre que ela aparecer não acentuada o natural é que seja pronunciada como “u”.

Ø – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Saudade» – ou então recorrendo à interjeição – «Saudade de sair sem lenço nem documento... Ô saudade» – e, neste caso, o uso da vírgula é desnecessário e incorreto.

O termo oxente é formado através da aglutinação da expressão “ó, gente!”. É comum, no entanto, ouvir a interjeição “oxe!”, que é uma forma ainda mais abreviada da expressão original que evoluiu da seguinte forma: Ó, gente! – Oxente!

Interjeição é uma classe de palavra utilizada na expressão de emoções e sentimentos. Ela apresenta aspecto exclamativo e pode indicar, entre outras coisas, alegria (“Ah!”), dor (“Ai!”), surpresa (“Oh!”), indignação (“Não!”).

(final da frase) Oh, meu amor, isso não se faz. (acompanha interjeições) Veja, meu querido, que lindo lugar.

Interjeição que designa espanto ou admiração: 1 ah, céus, cruz, nossa, puxa, uai, vixe. Interjeição que designa dor: 2 ai, que pena, ui.

Oh, Gloria, come on.

Como Usar o DOM
E do lado do documento, ele é acessado diretamente através dos scripts (por exemplo, direto no JavaScript). Ou seja, quando você cria um script, já pode começar a usar a API DOM. Assim vai poder manipular o próprio documento e seus componentes, que serão refletidos como elementos da página web.

A forma correta de escrita é dom de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a consoante “m”. Recebeu um dom divino!

Usa-se o DOM principalmente quando se deseja atualizar um website ou construir uma interface de usuário avançada. Com ele, é possível mover itens dentro de uma página ou criar efeitos CSS – sem nem mesmo precisar recarregar o site.