Como se escreve Ochi ou oxi?

Perguntado por: vmorgado9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Oxi ou oxe ; Tem origem em estados do nordeste brasileiro. É uma interjeição de susto, dúvida ou indignação, dependendo do contexto e da entonação usada.

Gíria utilizada, principalmente no estado de Minas Gerais, que significa espanto.

O termo oxente é formado através da aglutinação da expressão “ó, gente!”. É comum, no entanto, ouvir a interjeição “oxe!”, que é uma forma ainda mais abreviada da expressão original que evoluiu da seguinte forma: Ó, gente! – Oxente! – Oxe!

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

A origem da expressão, segundo a etnolinguista Yeda Pessoa, é do português trazido pelos colonizadores. "Oxente vem de 'Ô gente', é bem antigo, é uma expressão do português arcaico. O ôxe já é abreviatura [de oxente].

O oxi é uma mistura da pasta base de cocaína, fabricada a partir das folhas de coca, com substâncias químicas de fácil acesso, como querosene, gasolina, cal virgem ou solvente usado em construções.

Significado de oxi: É uma expressão de espanto, ou de susto, muito usada pelos nordestinos...

Rimas com Oxi

  • Cacildoxi.
  • Crusher fooxi.

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.

OCHE - OLIMPÍADA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO ESTADO DO CEARÁ

Fazer figura ridícula; praticar escândalos. Fazer cena é uma locução verbal. Rapaz, não se meta com aquela menina pois ela gosta de fazer cena, vai te passar uma vergonha lascada!

OK ou Okay (em inglês) é uma expressão utilizada quando algo está bem, correto ou que foi compreendido. É dito no sentido de afirmação ou aceitação de algo.

Termo usado, principalmente na região nordeste do Brasil, para expressar surpresa, exclamação. A expressão tem sua origem na frase "Oh minha gente", que logo foi reduzida para "Oh gente!".

Usa-se “a gente” como pronome de tratamento de primeira pessoa do plural, substituindo o pronome pessoal “nóis”.

Derivação do "vapor" - menor que avisa aos traficantes da entrada da polícia na favela.

Vapor - é o responsável pela venda no varejo diretamente aos consumidores. Não porta arma e ganha por comissão. São os mais vulneráveis à ação policial. Olheiro ou fogueteiro - vigia as entradas principais da favela e avisa à toda rede, por meio de fogos de artifício ou rádio-comunicadores.

Pode se dizer que a expressão deve ser originária de um “olha, gente!” e vem sendo contraído até hoje. A expressão dita como “oxênte” pelos mais velhos, foi reduzida pelos mais jovens e passada a, simplesmente, um “ôxi” e, provavelmente, muito em breve, será apenas um “xi”.

Dia do Nordestino: além do 'oxente' e 'eita', conheça expressões dos nove estados da região | Pernambuco | G1.