Como se escreve o nome mudasse?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Mudasse vem do verbo mudar. O mesmo que: modificasse, alterasse, transferisse, trasladasse, transmitisse, deslocasse.

«Mudar-se de casa» é uma construção incorrecta. «Mudar-se», com o clítico reflexivo, significa já «trocar de habitação/casa/empresa», de modo que a estrutura argumental de «mudar-se» só pode ser preenchida por fonte e alvo: «Mudou-se da Figueira da Foz para Sintra.» «Mudou-se da Ford para a Chrysler.»

verbo transitivo, intransitivo e pronominal
Variar de habitação ou residência.

Sido é o particípio do verbo ser. O particípio transmite uma noção de conclusão da ação verbal, indicando uma ação que já está finalizada. É utilizado maioritariamente na voz passiva, em tempos compostos e em locuções verbais: tem sido, tenho sido, tenha sido, tivesse sido, havia sido.

Futuro: tiver, tiveres, tiver, tivermos, tiverdes, tiverem.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

1 tornou-se, transformou, converteu, modificou, fez-se, transfigurou, metamorfoseou, transmudou, alterou, trouxe, levou, transportou, encaminhou, carregou, deslocou, transferiu, dirigiu, conduziu, guiou, acompanhou.

Conjunto de peças de roupa para alguém poder mudar de vestuário (ex.: muda de roupa; trouxe duas mudas para as crianças).

mudar | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O verbo mudar é transitivo direto, pois “quem muda, muda algo”. Por isso o adequado é o seguinte: – Devem-se mudar as regras.

O verbo latino mutare significa “mudar, trocar de lugar, alterar”. Deriva de uma raiz Indo-Europeia mei-, “mudar, trocar”.

Como citado, tanto "tem" quanto "têm", são duas maneiras corretas de usar. O primeiro é aplicado no singular e o segundo, por sua vez, é usado no plural. O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem).

De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, não há diferença entre havia ou tinha. Ambos os termos estão corretos e podem ser utilizados, pois possuem o mesmo significado. É bastante comum usar o verbo ter no lugar de haver, e essa substituição não atrapalha o entendimento da frase.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.