Como se escreve o EJA ou a EJA?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

O nome correto seria o EJA, em referência à uma palavra masculina, que seria precedida do artigo definido "o", para justifica o Ensino de Jovens e Adultos.

Apresentação A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada a educandos jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos na idade adequada. O curso é ofertado em três etapas, sendo: Fase I - Corresponde do 1º ao 5º ano do Ensino Regular (séries iniciais do Ensino Fundamental)

O curso é presencial, tem duração de 4 anos e está dividido em quatro Etapas: Etapa Alfabetização (2 semestres), Etapa Básica (2 semestres), Etapa Complementar (2 semestres) e Etapa Final (2 semestres). Cada etapa tem duração de 200 dias letivos.

Segundo esse Parecer, três funções são atribuídas à EJA: função qualificadora, função equalizadora e função reparadora.

O objetivo da EJA é desenvolver o processo de formação humana, social, ao respeitar a cultura, experiência e conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida dos discentes, complementando com valores e saberes novos e saberes técnicos e específicos.

Protagonistas de histórias reais e ricos em experiência vividas, os alunos da EJA configuram tipos humanos e diversos, são pessoas que chegam à escola já depois de adultos formando assim grupos diversos onde cada um tem sua própria personalidade.

Se você concluiu o ensino médio com EJA pode fazer faculdade como qualquer outro estudante. O EJA não impede que o aluno faça faculdade, pelo contrário, é uma forma de dar oportunidade de educação para quem não conseguiu terminar os estudos na idade adequada.

O objetivo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é proporcionar o acesso à educação e à capacitação às pessoas que, por diversos motivos, não concluíram a Educação Básica na idade certa.

Com base nisso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Parecer CNE/CEB nº 11/2000 e Resolução CNE/CEB nº 1/2000) determinam que a idade inicial para matrícula em cursos de EJA é a de 14 (quatorze) anos completos para o Ensino Fundamental e a de 17 (dezessete) anos para o Ensino Médio.

Se você precisa concluir todas as séries do Ensino Médio (1º, 2º e 3º) ou Fundamental (7º, 8º, 9º) nosso curso da EJA tem uma duração de até 1 ano e meio para conclusão. Caso você precise fazer apenas o 2º e 3º ano, até um 1 ano para concluir. E caso você precise fazer apenas o 3º ano, são apenas 6 meses de curso.

Um dos benefícios da EJA é a flexibilidade de tempo. O curso é mais rápido do que o ensino regular. O ensino fundamental inteiro pode ser concluído em dois anos, enquanto o ensino médio leva um ano e meio.

Os pedagogos também podem assumir aulas dos programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que busca alfabetizar e ensinar o currículo da educação básica para jovens e adultos que já saíram da idade escolar, mas ainda não completaram seus estudos.

EJA Modular: oferecida nas escolas da Rede Municipal de Ensino, à noite, com um período obrigatório de aulas presenciais de 2 horas e 15 minutos por dia.

A EJA é implementada no Brasil por estados e municípios e orientada pelo Ministério da Educação, que define suas diretrizes.